sábado, 29 de março de 2008

Castello Branco tem trânsito lento na chegada a SP

SÃO PAULO - O motorista que chega a São Paulo pela Rodovia Castello Branco encontra trânsito carregado pouco antes da Marginal Tietê...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Mulher é indiciada suspeita de maltratar bebê de 3 meses

G1 - Rio de Janeiro

Criança tem traumatismo craniano e fratura no fêmur. Suspeita vai responder em liberdade. Leia mais.


Desfalcado do atacante Souza, Flamengo encara o Madureira

Depois de golear o Friburguense na última rodada, o Flamengo volta a atuar hoje, às 16h, contra a equipe do Madureira, pela sétima rodada da Taça Rio. O técnico do Flamengo, Joel Santana, disse que não abrirá mão de escalar os destaques da equipe hoje. "Tenho alguns problemas, como o Souza, e vou pensar ainda se escalo o Maxi, o Obina ou o Tardelli", disse Joel, em referência ao titular do ataque, vetado pelo departamento médico, pois se recupera de dores no joelho. Leia mais (29/03/2008 - 10h32)


VÍDEO: Sérgio Marone diz que "público de Curitiba é o melhor da temporada"

Uma seqüência de quatro histórias baseadas em textos de quatro autores. Assim é a peça "Farsa", do diretor Luiz Arthur Nunes, que esteve em cartaz no Festival de Curitiba. Algumas das características do espetáculo é o exagero e a fisicalidade exacerbada. O repórter da Ilustrada Miguel Arcanjo Prado entrevistou, neste videocast, três dos atores que participam do espetáculo: Sérgio Marone, Marcos Breda e Cláudia Ohana. Leia mais sobre o Festival de Curitiba no especial da Folha Online. Leia mais (29/03/2008 - 10h30)


Ex-Natiruts formam a banda InNatura e fazem show de lançamento de CD/DVD sábado, no Circo Voador

...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Policiais tentam conter tiroteio em Água Santa

RIO - Está acontecendo um tiroteio neste momento no Morro do Dezoito, em Água Santa...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Pode chover forte em SP no final da tarde

SÃO PAULO - O dia amanheceu com sol e temperatura elevada na capital, mas há expectativa de chuva forte no final da tarde...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Governador e secretário de saúde inauguram tenda de hidratação para pacientes com dengue em Caxias

RIO - O governador Sérgio Cabral Filho e o secretário de saúde Sérgio Cortes acabaram de chegar à tenda de hidratação para pacientes com dengue aberta neste sábado ao lado do Hospital Infantil Ismélia Silveira, em Duque de Caxias...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Homem é preso com 22 tabletes de maconha na Dutra

RIO - Roberto Carlos Ribeiro, de 45 anos, foi preso na noite de sexta-feira, por policiais da Polícia Rodoviária Federal...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Mais de 30 mil motociclistas jparticipam de encontro em Rio das Ostras

RIO - Até o fim da noite de sexta-feira, 31...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Guiné Equatorial emite ordem de prisão contra filho de Margaret Thatcher

G1 - Mundo

Mark Thatcher é acusado de ser um dos instigadores do golpe de Estado de 2004. Procurador-geral do país quer interrogá-lo sobre sua participação no golpe. Leia mais.


Cancelamentos de vôos continuam no terminal 5 do Aeroporto de Heathrow

G1 - Mundo

British Airways suspendeu 54 vôos de curta distância previstos para este sábado. Outros 37 previstos para domingo foram cancelados previamente. Leia mais.


Polícia entrega objetos de vítimas da TAM neste sábado

G1 - São Paulo

Policiais estarão a partir das 15h no hotel onde parentes realizam encontro. Famílias reconheceram parte dos pertences em catálogo fotográfico. Leia mais.


Acidente causa morte e interdita via perto do Ibirapuera

G1 - São Paulo

Dois carros colidiram e um deles bateu numa árvore na Avenida República do Líbano. A via foi interditada no sentido Zona Sul. Leia mais.


Prédio onde produto químico vazou no Centro é liberado

G1 - Rio de Janeiro

Na quinta, 75 pessoas passaram mal por causa do cheiro de cloro. Bombeiros estiveram no local na manhã deste sábado (29). Leia mais.


Saiba que tipo de emprego público é melhor

G1 - Concursos e Empregos

Aposentadoria integral e estabilidade existem somente no regime estatutário. Nas empresas públicas, aumentos e promoções são semelhantes aos da iniciativa privada. Leia mais.


Zimbábue já foi cercado por muros e teve nome de milionário; conheça a origem do nome do país

Reprodução
Livro revela origem de mais de 350 nomes de países, regiões e ilhas do mundo
Livro revela origem de mais de 350 nomes de países, regiões e ilhas
Você sabia que a região onde hoje se encontra o Zimbábue já foi cercada por muros, construídos por volta do século X de nossa era? Que a chegada dos portugueses no século XVI provocou a decadência econômica da região? Que em 1989 o milionário comerciante Cecil Rhodes praticamente "comprou" o país do rei Lobenguela? E que o país chegou a se chamar "Rodésia" devido ao poder de Rhodes? Estas e outras informações estão no livro "A Origem dos Nomes dos Países" que revela as origens do nome "Zimbábue" e apresenta uma breve história do país. Leia mais (29/03/2008 - 10h25)


ÁUDIO: Dilma Rousseff se tornará alvo da oposição; ouça Valdo Cruz

A CPI dos cartões corporativos rumava para o fracasso, mas foi reacesa, nesta semana, devido um dossiê com todos os gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de sua mulher, Ruth Cardoso, e ministros da gestão tucana, supostamente elaborado pela ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). A informação é de Valdo Cruz, repórter especial da Folha e colunista da Folha Online. Ouça outros podcasts com a participação do jornalista.

Valdo Cruz Leia mais (29/03/2008 - 10h27)


Rede de saúde privada notificará casos de dengue on-line no Rio

Hospitais privados terão de adotar um sistema on-line de notificação dos casos de dengue à Secretaria Estadual de Saúde. Esta é uma das medidas definidas na reunião desta sexta-feira (28) pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, com representantes de hospitais particulares, planos e seguros de saúde, para tentar conter o avanço da doença no Estado. Nos próximos dias, devem ser disponibilizados cerca 200 leitos da rede privada a serem usados pela pública. Para Temporão, "é bastante óbvio que a notificação está sendo baixa". "Imagina o médico com uma fila enorme para ser atendida, ele tem duas opções: ou atende essas pessoas ou perde cinco minutos preenchendo papel." Leia mais (29/03/2008 - 10h37)


ÁUDIO: Festival gratuito apresenta 137 filmes em São Paulo

A 13ª edição do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários prossegue até o dia 6 de abril. Considerado a principal vitrine do gênero na América Latina, o evento apresenta 137 títulos, que serão exibidos em sessões gratuitas até o dia 6 abril. A programação completa do É Tudo Verdade, com as salas e os horários que exibem os filmes, está no site do festival. Ouça outros podcasts do Acontece em SP.

Acontece em SP No teatro, o CCSP (Centro Cultural São Paulo) apresenta evento dedicado à obra do escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues. Serão apresentadas as peças "17 x Nelson", "As Noivas de Nelson", "Senhora dos Afogados", "A Noite do Meu Bem" --esta, a partir de 8/4. Leia mais (29/03/2008 - 10h40)


China promete indenizar parentes de vítimas de violência no Tibete

O governo chinês irá indenizar as famílias das vítimas dos violentos protestos em Lhasa, informou a agência estatal neste sábado, no mesmo dia em que diplomatas visitam a região. Pequim afirma que 22 pessoas morreram nos protestos que se espalharam para várias regiões do Tibete e no oeste da China no início deste mês. No entanto, segundo grupos de tibetanos exilados, os mortos foram ao menos 140. Com a medida, a China pretende restaurar a calma após os distúrbios, que chamaram a atenção da comunidade internacional, a poucos meses do início das Olimpíadas de Pequim. Leia mais (29/03/2008 - 10h41)


sexta-feira, 28 de março de 2008

Secretária-executiva da Casa Civil teria dado ordem para dossiê, diz jornal

G1 - Política

Segundo 'Folha de S. Paulo', Erenice Guerra formou grupo para levantar despesas de FHC. Reportagem afirma que ela negou reunião para criação de 'força-tarefa'. Leia mais.


Oposição recua e mantém veto que beneficia ex-banqueiro

ÚLTIMO SEGUNDO

BRASÍLIA - Fiel ao seu estilo discreto e persuasivo, o senador José Sarney (PMDB-AP) articulou nos bastidores e convenceu a oposição a manter o veto presidencial que beneficia diretamente o seu amigo Edemar Cid Ferreira, ex-controlador do Banco Santos. Os oposicionistas desistiram de derrubar o item 18 dos 74 incluídos na cédula que os deputados e os senadores votaram secretamente nesta quinta-feira, dois anos e três meses após a última sessão conjunta realizada para analisar os vetos da Presidência da República. Leia mais.


Em SP, budistas rezam pelo Tibete e defendem compaixão

G1 - São Paulo

Para budistas, não há 'certo ou errado' na crise que tomou a capital do Tibete. Praticantes usam internet para divulgar ato no Consulado Chinês em SP. Leia mais.


Votação de reajuste para servidores de SP é adiada

ÚLTIMO SEGUNDO

A votação dos reajustes para os 30 mil servidores municipais da Saúde e da Educação foi adiada para a próxima terça-feira na Câmara Municipal de São Paulo. Se os dois projetos não forem homologados até o dia 7 de abril, os aumentos (15% para os professores e de até 40% para os servidores da Saúde) só poderão entrar em vigor em outubro. Leia mais.


Inflação medida pelo IGP-M acelera e sobe 0,74% em março, diz FGV

O IGP-M (Índice Geral de Preços Mercado), usado para calcular os reajustes de aluguéis, subiu 0,74% em março, após ter ficado em 0,53% em fevereiro, informou a FGV (Fundação Getúlio Vargas) nesta sexta-feira. De janeiro a março deste ano, o IGP-M acumula alta de 2,38%. Em 12 meses, a alta acumulada está em 9,10%. O IPA (Índice de Preços por Atacado) variou 0,96%, ante 0,64% no mês anterior. O índice relativo aos Bens Finais variou 0,12%, em março, após alta de 0,63%. Excluindo-se os subgrupos alimentos "in natura" e combustíveis, o índice registrou variação de 0,21%, contra taxa anterior de 0,28%. O índice referente ao grupo Bens Intermediários variou 1,06%, após ter variado 1,01% em fevereiro, puxado principalmente pela variação no subgrupo materiais e componentes para a construção, que registrou acréscimo em sua taxa de variação de 0,60% para 1,23% Leia mais (28/03/2008 - 08h36)


Pirata virtual é condenado à prisão nos EUA por passar trote para o 911

Um pirata virtual foi condenado a três anos de prisão nos Estados Unidos por passar trotes para o telefone de emergência 911 e ter invadido os computadores do sistema. Com a ação, ele poderia ter causado danos a uma família. Randal T. Ellis, 19, foi considerado culpado pelo Tribunal Superior de Orange County, na Califórnia, por cinco crimes, incluindo acesso ilegal a computadores e relato falso de um crime. Em março do ano passado, Ellis, de Mukilteo, em Washington, ligou para o telefone de emergência 911 primeiro para informar a ocorrência de uma overdose e depois para denunciar um possível assassinado. Os promotores do caso afirmam que ele raqueou o sistema para parecer que a ligação era de Lake Forest, cidade que fica no condado de Orange County. Leia mais (28/03/2008 - 08h39)


Frente fria chega a SP e causa aumento de nuvens e chuva no fim de semana

SÃO PAULO - A chegada de uma frente fria causa aumento de nuvens e chuva em praticamente todo o estado neste fim de semana...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Pivô de crime passional teme ser morta por amigos do marido

SÃO PAULO - Cristiane Rodrigues de Souza, de 22 anos, pivô de um triângulo amoroso que levou à morte o segurança José Adriano Menezes de Souza, de 27 anos, tem medo de ser assassinada...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Justiça volta a discutir demolição de prédios em área contaminada em Mauá

SÃO PAULO - A Justiça deve voltar a discutir nos próximos dias a ação em que decidiu pela demolição dos 54 prédios que formam o Conjunto Habitacional Barão de Mauá, localizado em Mauá, na Grande São Paulo...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Governo do estado suspende programa e deixa 725 mil famílias sem leite

SÃO PAULO - O governo do estado suspendeu, nas duas últimas semanas, a distribuição de leite às 725 mil famílias carentes cadastradas no programa Viva Leite...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Trânsito lento no corredor norte-sul, sentido Santana

SÃO PAULO - O motorista que segue no sentido Santana encontra, pelo corredor norte-sul, encontra lentidão da Rua Ática, na Avenida Washington Luís, até o Viaduto Tutóia, na 23 de Maio...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Obras acabam com poluição em praias da Ilha Grande

RIO - O governo do estado e a prefeitura de Angra dos Reis assinam convênio nesta sexta-feira, no valor de R$ 6 milhões, para obras de esgotamento sanitário nas quatro principais praias da Ilha Grande: Vila do Abraão, Saco do Céu, Araçatiba e Provetá...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Polícia Civil faz operação no Complexo do Dendê

RIO - Policiais civis fazem uma operação neste momento no Complexo do Dendê, na Ilha do Governador...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


IGP-M sobe 0,74% em março

G1 - Economia e Negócios

IGP-M do mês passado foi de 0,53%, segundo a Fundação Getúlio Vargas. Inflação acumulada em 12 meses alcançou 9,10%. Leia mais.


PF encontra 20,8 kg de haxixe escondidos em caminhonete

G1 - Brasil

Um homem de 30 anos foi preso e autuado por tráfico de drogas no Espírito Santo. Foi a maior apreensão desse tipo de droga realizada pela Polícia Federal no estado. Leia mais.


Protesto interdita via na Zona Sul de SP

G1 - São Paulo

Moradores fazem manifestação na Estrada de M' Boi Mirim. CET ainda não tem registro de lentidão na área. Leia mais.


Lei proíbe uso de cerol em pipas e estabelece multa em MT

G1 - Brasil

Descumprimento implica em apreensão do objeto e multa de R$ 287,70. Uso de cerol em linhas de pipas pode causar acidentes graves. Leia mais.


Mineiro é dono de pizzaria e dá cursos em Cabul

G1 - Mundo

Sérgio está no Afeganistão para investir e ajudar na reconstrução do país. Leia mais.


Nevoeiro no vale do Paraíba - SP

ÚLTIMO SEGUNDO

A temperatura amena e a umidade alta permitiram a formação de fortes nevoeiros no início desta manhã. Leia mais.


Alckmistas e kassabistas mantêm disputa por candidatura em SP

ÚLTIMO SEGUNDO

SÃO PAULO - Mesmo após a declaração do presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra, de que a aliança com o DEM será desfeita na capital paulista e que cada partido terá candidato próprio nas eleições de outubro, tucanos e Democratas ainda não estão pacificados. Leia mais.


Cidade de SP terá sol pela manhã e chuvas à tarde

ÚLTIMO SEGUNDO

A manhã de hoje começou com muito sol e temperatura em elevação na cidade de São Paulo. A previsão para a parte da manhã, segundo a Climatempo, é de sol, mas a quantidade de nuvens começa a aumentar. Leia mais.


Agenda Geral: FGV apresenta o IGP-M de março

ÚLTIMO SEGUNDO

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) apresenta hoje o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) de março. Confira outros destaques do dia: Tesouro/Governo - A Secretaria do Tesouro Nacional divulga, às 15 horas, o resultado das contas do Governo Central (Tesouro, Banco Central e INSS) de fevereiro. Leia mais.


Oposição acusa Lula de antecipar corrida presidencial

ÚLTIMO SEGUNDO

O PSDB e o DEM acusam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de infringir a lei, aproveitando-se do ambiente eleitoral da disputa pelas prefeituras para, em nome das visitas às obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), antecipar a campanha sucessória de 2010. Leia mais.


140 livros a partir de R$ 1,99; veja ofertas da segunda quinzena de março

A Publifolha oferece mais de 140 livros em promoção, com preços a partir de R$ 1,99. Veja lista completa de livros em promoção no site da Publifolha Confira abaixo a lista com os livros mais baratos, que custam entre R$ 1,99 e R$ 9,90:

Reprodução
Livro traz informações para sempre fazer o melhor negócio
Livro traz informações para comprar e vender seu carro
Leia mais (28/03/2008 - 08h30)


Em Ribeirão Preto, Alckmin fala sobre estresse e nega "fuga"

Enquanto em São Paulo os alckmistas alfinetavam os kassabistas e lançavam sua candidatura, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) dava ontem, em Ribeirão Preto, a 313 km da capital, uma palestra sobre combate a "estresse, ansiedade e depressão". Antes da palestra, na Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), negou ter "fugido" dos dois compromissos organizados no mesmo dia pelo seu partido na capital. Além do ato pró-Alckmin, houve palestra de Fernando Henrique Cardoso com a presença de tucanos. "Queria ter participado dos eventos. É que preciso ganhar o pão de cada dia", brincou. Leia mais (28/03/2008 - 08h32)


Após retornar ao G4, são-paulinos destacam trio ofensivo

Depois da vitória sobre o Sertãozinho por 3 a 1, no Morumbi, e de retornar ao grupo dos quatro primeiros colocados do Campeonato Paulista, os são-paulinos destacaram a atuação da equipe com os atacantes Borges, Adriano e Dagoberto. De acordo com Borges, autor de dois gols no jogo, com mais entrosamento essa formação pode ajudar bastante a equipe a conquistar outros resultados positivos. "A gente sabe que não é fácil jogar com três atacantes. Foi a primeira vez que a equipe jogou dessa forma e vencemos bem. Agora precisamos corrigir os erros para dar seqüência no torneio", disse Borges. Leia mais (28/03/2008 - 08h32)


Há tentativa de escandalizar o nada, diz Dilma

A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) disse na tarde de ontem, em Recife, que a Presidência da República não está preocupada com a CPI dos Cartões Corporativos e que o governo está "extremamente tranqüilo". Dilma afirmou ainda que há uma tentativa de "escandalização do nada" sobre o tema. "Essa tentativa de banalizar as investigações, escandalizando o nada, é algo que não contribui para o país", disse, após participar da inauguração de uma agência do Banco Azteca ao lado do presidente Lula. Anteontem, PT e aliados impediram a convocação da ministra para depor na CPI. Leia mais (28/03/2008 - 08h45)


Jovens tibetanos ocupam prédio da ONU na capital do Nepal

Um grupo de jovens tibetanos exilados no Nepal ocupou nesta sexta-feira (28) um edifício da ONU (Organização das Nações Unidas) em Katmandu para protestar contra a repressão chinesa no Tibete. A polícia prendeu quase 40 manifestantes. A capital nepalesa é cenário de manifestações cotidianas desde o início dos distúrbios no Tibete, em 10 de março. Quase 400 pessoas foram detidas no início desta semana no país, que faz fronteira com a China. Nesta sexta-feira, 18 estudantes, aos gritos de "Liberdade para o Tibete", conseguiu romper um cordão policial e entrar no prédio da missão da ONU que observa o processo de paz no Nepal. "Queremos que a ONU investigue a repressão chinesa no Tibete", disse Tenzing Topjor, 15. Leia mais (28/03/2008 - 08h46)


quinta-feira, 27 de março de 2008

Barriga grande aos 40 aumenta risco de Alzheimer, diz estudo

G1 - Ciência e Saúde

Probabilidade quase triplica; pesquisa nos EUA envolveu mais de 6,5 mil participantes. Leia mais.


Pororoca assusta moradores do Maranhão

G1 - Brasil

Fenômeno da natureza acontece quando mar empurra as águas do rio. Pecuarista diz que rio tomou parte de fazenda e dona-de-casa reclama da água. Leia mais.


FGV: confiança do consumidor atinge maior nível da série

G1 - Economia e Negócios

No mês passado, o índice havia apresentado queda de 0,4% ante janeiro. Na comparação com março do ano passado, subiu 12,1%.. Leia mais.


Taxa de R$ 13 começa a ser cobrada no Cristo Redentor

G1 - Rio de Janeiro

Valor deverá ser pago por todos os visitantes que optarem subir de carro ou a pé. Medida visa a segurança dos turistas, diz diretor do Parque Nacional da Tijuca. Leia mais.


Monges aproveitam visita de jornalistas e fazem novo protesto no Tibete

G1 - Mundo

Grupo interrompeu discurso de porta-voz chinês e pediram volta de Dalai Lama. China diz que protestos foram uma 'lição' para o país. Leia mais.


Aeroporto Santos Dumont opera apenas por instrumentos

G1 - Rio de Janeiro

Motivo é uma forte neblina que está prejudicando a visibilidade dos vôos. Aeroporto Tom Jobim registra quatro atrasos e dois cancelamentos. Leia mais.


Shopping de SP expõe réplica do Mach 5

G1 - Carros

Em parceria com a Warner Bros., evento acontece no SP Market nos dias 29 e 30 março. Espaço contará ainda com a exposição de mais de 15 mil veículos em miniatura. Leia mais.


Atores de Ouro Preto estréiam drama em Curitiba

O espetáculo de Ouro Preto (MG) "E Nós Que Nem Sabemos" estréia hoje (27), às 22h, na mostra Fringe do Festival de Curitiba. O texto dramático fica em cartaz até sábado, no Espaço Dois, no centro curitibano. Foi necessário um caminhão cedido pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) para trazer o cenário, que é composto por quatro paredes de plástico transparente, que são postas sobre um palco giratório. Os três atores em cena, Sandra Parra, Eduardo Batista e Mateus Schmith, ficam de frente para o público e separados uns dos outros pelas paredes. A montagem tem direção de Maurílio Romão. Enquanto falam o texto, os atores pintam as paredes nas cores vermelho, verde e azul. Leia mais (27/03/2008 - 08h25)


Goiana já levou mais de 50 parentes para a Itália

Pioneira entre os imigrantes brasileiros na Itália, ela já ajudou mais de 50 parentes a se estabelecerem na Europa e atua como voluntária em um serviço informal de empregos. Todas as noites de quinta-feira, ela faz plantão em uma pizzaria nas proximidades do Vaticano, onde o proprietário não se importa em ceder uma sala para o encontro de brasileiros. É lá que a goiana orienta desempregados --alguns recém-chegados--, e imigrantes que estão à procura de um melhor emprego. Leia mais (27/03/2008 - 08h33)


"Senhora dos Afogados" estréia com direção de Antunes Filho

Nos anos 90 ou nesta década, era comum deparar com Antunes Filho ensaiando ou dirigindo tragédias gregas. Fincou pé na possibilidade de um ator brasileiro capaz de trazer à luz Eurípides ou Sófocles sem os estereótipos da representação do gênero, a começar pela voz. Ao retornar agora a Nelson Rodrigues (1912-1980), quase 20 anos depois, ele monta um dos mais potencialmente trágicos textos da dramaturgia nacional, "Senhora dos Afogados", lançada em 1947. "Aqui, a tragédia grega pode até ser um antimodelo para mim: acho que encontrei o equilíbrio entre um drama que às vezes beira o trágico, mas se permite as estocadas de humor. O Nelson Rodrigues tem um pouco o espírito de porco, ele vai e cutuca, mas, se bobear, vira dramalhão", diz o diretor do Centro de Pesquisa Teatral, que fica no Sesc Consolação, em São Paulo. É no teatro anexo àquele prédio, o Sesc Anchieta, que o CPT e o grupo Macunaíma estréiam amanhã um dos espetáculos mais aguardados do ano.

24.mar.2008/Fernando Donasci/Folha Imagem
Ensaio de "Senhora dos Afogados" de Nelson Rodrigues, dirigido por Antunes Filho
Ensaio de "Senhora dos Afogados" de Nelson Rodrigues, dirigido por Antunes Filho
Leia mais (27/03/2008 - 08h30)


Confiança do consumidor brasileiro sobe e bate recorde em março, diz FGV

A confiança do consumidor brasileiro bateu um novo recorde. O ICC (Índice de Confiança do Consumidor), calculado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e divulgado hoje, elevou-se em 3,5% entre fevereiro e março, ao passar de 116,7 para 120,8 pontos, ao patamar mais alto da série, iniciada em setembro de 2005. As avaliações em relação à situação atual, que em fevereiro haviam se tornado menos favoráveis, voltaram a melhorar em março. O ISA (Índice da Situação Atual) cresceu 5,2%, de 118,6 para 124,8 pontos, também ao maior nível já registrado. O IE (Índice de Expectativas), por sua vez, teve alta de 2,6% em março, para 118,7 pontos. Segundo a pesquisa da FGV, os entrevistados viram melhora da situação econômica da cidade em que moram. A parcela dos que a consideram a situação boa elevou-se de 16,9% para 19,0%, enquanto a proporção dos que a avaliam como ruim diminuiu de 29,2% para 25,5%. Leia mais (27/03/2008 - 08h40)


Carrasco, São Paulo prevê sufoco diante de "desesperado" por volta ao G4

O São Paulo recebe o Sertãozinho, time que está na zona de rebaixamento, nesta quinta-feira, no estádio do Morumbi, às 21h45, e aposta em uma vitória para voltar a figurar no G4 do Campeonato Paulista. O time do técnico Muricy Ramalho é uma espécie de "carrasco" dos clubes que lutam contra o descenso. Contra as outras três equipes que iniciaram a 17ª rodada do Estadual na degola --Guarani, Rio Preto e Rio Claro--, o time do Morumbi tem 100% de aproveitamento, mas todas a vitórias foram apertadas. A equipe do Morumbi venceu, em casa, o Rio Preto por 1 a 0, na segunda rodada, com o gol da vitória marcado aos 43min do segundo tempo. Já o Rio Claro foi batido, também no Morumbi, por 3 a 1, na quinta rodada, mas o jogo esteve empatado até os 38min do segundo tempo. O triunfo sobre o Guarani foi obtido no último domingo, por 1 a 0, gol de Borges. Leia mais (27/03/2008 - 08h33)


Três ficam levemente feridos em manifestação na Argentina

Ao menos três pessoas ficaram levemente feridas na noite desta quarta-feira (26), no segundo dia consecutivo de protestos na Praça de Maio, em Buenos Aires (capital da Argentina), segundo o jornal "Clarín". A mobilização ocorrida na noite desta quarta-feira incluiu discussões e enfrentamentos entre manifestantes encabeçados por Luis D'Elía, líder do movimento Federação de Terras e Vivendas, que apóia o governo da presidente Cristina Fernández de Kirchner, e manifestantes de esquerda que apoiavam o protesto do campo. Por volta da 21h (mesmo horário de Brasília), membros do movimento Federação de Terras e Vivendas se reuniram na Praça de Maio. "Voltamos a convocar os militantes para defender o governo nacional contra o golpe da direita", afirmou o líder "piqueteiro", citado pelo "Clarín". Leia mais (27/03/2008 - 08h38)


Névoa fraca em São Paulo

ÚLTIMO SEGUNDO

São Paulo amanheceu novamente com névoa nesta quinta-feira, mas que está menos intensa do que nos últimos dias. Leia mais.


Chove fraco em Belo Horizonte

ÚLTIMO SEGUNDO

Áreas de instabilidade voltaram a se formar sobre Minas Gerais, com a passagem de uma frente fria pelo Rio de Janeiro e pelo Espírito Santo. Leia mais.


Governo quer livrar mercado de jogos do ?banditismo?

ÚLTIMO SEGUNDO

BRASÍLIA - Desbanditizar. A palavra nem existe no dicionário, mas esse verbo complicado de se pronunciar já começou a ser conjugado pelo governo para mostrar a vontade do presidente Lula de legalizar os bingos e outros jogos de azar, como até mesmo o popular jogo do bicho.  Leia mais.


Após esfaquear ex-noiva, homem se suicida em SP, diz polícia

ÚLTIMO SEGUNDO

SÃO PAULO - Uma discussão entre ex-noivos terminou em morte nesta quarta-feira à noite, na região central de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Leia mais.


Capital paulista terá dia de sol com muitas nuvens

ÚLTIMO SEGUNDO

A manhã de hoje em São Paulo (SP) começou com sol entre muitas nuvens, o que deve prevalecer durante todo o período, segundo a Climatempo. Já à tarde, há a possibilidade de pancadas de chuva, rápidas e isoladas, podendo ocorrer chuvas também à noite. Leia mais.


Homem morto em Campos

RIO - Rosivan Silva, de 25 anos, foi assassinado a tiros na madrugada desta quinta-feira na Rua Nelson Revel, em Campos, Norte Fluminense...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Polícia apreende drogas e armas em Duque de Caxias

RIO - Policiais do 15º BPM (Duque de Caxias) apreenderam na madrugada desta quinta-feira duas pistolas Taurus, uma calibre 38 e outra calibre 32, seis cartuchos de munição, 105 sacolés de cocaína e 40 papelotes de maconha no bairro do Corte Oito, em Duque de Caxias...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Crianças são espancadas em casa e pedem socorro em posto de gasolina

SÃO PAULO - Dois primos, um de 7 e outro de 10 anos, foram levados ao Conselho Tutelar de Ribeirão Preto, a 319 km da capital, por conta de maus tratos...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Homem é preso com 35 mil comprimidos de ecstasy no aeroporto de Guarulhos

SÃO PAULO - Um homem desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, com 35 mil comprimidos de ecstasy na bagagem...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


quarta-feira, 26 de março de 2008

Bolsas da Ásia fecham sem tendência definida

G1 - Economia e Negócios

A bolsa de Tóquio fechou em queda de 0,3%, aos 12.706 pontos. O principal índice da bolsa de Seul conseguiu encerrar em alta de 0,3%. Leia mais.


Tratador diz que Knut está viciado em aparições públicas

Um tratador do famoso urso polar Knut disse que o animal já não pode viver sem aparecer em público e defendeu sua transferência para outro zoológico. O tratador Markus Roebke disse ao jornal alemão "Bild" que Knut não tem consciência de que é um urso polar. "Ele pensa que o tratador que cuidou dele na infância, Thomas Doerflein, é seu pai", disse Roebke em entrevista ao jornal. Leia mais (26/03/2008 - 08h38)


Testes sobre o câncer se baseiam em métodos errados, diz estudo

Mais de um terço dos testes clínicos sobre o câncer nos Estados Unidos se basearam em métodos estatísticos errôneos, segundo estudo publicado na terça-feira (25) e que examinou 75 artigos divulgados em 41 revistas médicas de 2002 a 2006. Os resultados da pesquisa fazem pensar que determinados testes clínicos podem ter concluído de forma errada que alguns tratamentos ou ações preventivas contra o câncer eram eficazes, destacaram os autores da pesquisa, publicada na versão on-line do "Journal of the National Cancer Institute". De acordo com a pesquisa, 26 destes testes clínicos, ou 35% do total, contêm análises estatísticas que cientistas consideram inadequados para avaliar os efeitos de tratamentos ou intervenções cirúrgicas estudadas. Leia mais (26/03/2008 - 08h37)


Trânsito intenso no sentido Centro da Avenida Francisco Bicalho

RIO - Os motoristas que seguem pela Avenida Francisco Bicalho encontram o trânsito intenso no sentido Centro, na altura da Leopoldina...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Premiê iraquiano dá prazo para milícias deporem armas em Basra

G1 - Mundo

Tropas do governo voltaram a enfrentar milícias xiitas no sul do Iraque nesta quarta-feira. Leia mais.


Países ricos incentivam imigração de 'alto nível'

G1 - Mundo

Enquanto 1,3 milhão de ilegais foram expulsos em 2006, 155 mil 'cérebros' foram aceitos. Leia mais.


Trânsito intenso na Rua Hermengarda, no sentido Engenho Novo

RIO - Os motoristas que seguem pela Rua Hermengarda, na altura da Rua Dias da Cruz, no Méier, encontram o trânsito intenso no sentido Engenho Novo...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Cidade de SP terá dia nublado com chuvas isoladas

ÚLTIMO SEGUNDO

A manhã de hoje, em São Paulo (SP), começou com tempo encoberto, muitas nuvens e a temperatura variando entre 19ºC e 21ºC, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). A previsão para hoje é a de tempo nublado, com chuvas isoladas que podem ocorrer ao longo do dia. Leia mais.


Robô usa lábia para 'enrolar' humanos

G1 - Tecnologia

Quando demora para executar tarefas, máquina emite sons. Palavras distraem humanos, que não reparam no atraso. Leia mais.


Agenda Geral: IBGE divulga o IPCA-15 e o IPCA-E

ÚLTIMO SEGUNDO

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga, às 9 horas, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de março e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Especial (IPCA-E) referente ao primeiro trimestre. Confira outros destaques do dia: Lula/Chávez - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe, no Recife, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Leia mais.


Chuva leve no Rio de Janeiro

ÚLTIMO SEGUNDO

A recente passagem de uma frente fria pelo Rio de Janeiro deixou muitas nuvens por todo o Estado. Leia mais.


Metrô pode chegar à Freguesia do Ó em 2012

SÃO PAULO - A capital terá mais uma linha do metrô, com início de construção em 2010...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Fracassado leilão da Cesp foi em "hora infeliz", diz jornal britânico

Uma reportagem do diário financeiro britânico "Financial Times" avalia que a tentativa de privatização da Cesp, que terminou sem resultado na terça-feira, foi prejudicada pelo momento "infeliz" pelo qual passam companhias em todo o mundo. Em artigo de grande destaque, o jornal explica as razões do fracasso da venda da companhia energética paulista, produtora de cerca de 10% de toda a eletricidade gerada no país e cuja venda poderia arrecadar mais de R$ 6,6 bilhões. "Em um sentido amplo, o momento foi infeliz para o Brasil, que depois de meses de vigor financeiro entrou em águas turbulentas nas últimas semanas", diz o repórter do FT em São Paulo. Leia mais (26/03/2008 - 08h34)


Norte-americano diz que perdeu quase todos os bens por anúncio falso na rede

Um homem do Estado de Oregon, nos Estados Unidos, diz ter perdido boa parte de seus pertences por causa de uma oferta falsa no site de anúncios Craigslist. Uma pessoa ainda não identificada teria publicado, em 22 de março, um anúncio na Craigslist afirmando que Robert Salisbury, residente em Jacksonville (Oregon), tinha de abandonar o mais rápido possível a região e que estava oferecendo de graça todas as suas posses, incluindo seu cavalo. Salisbury diz ter retornado para sua casa no mesmo dia e a encontrado ocupada por desconhecidos que levavam todos os objetos que podiam em veículos e caminhões. Segundo relatou o próprio Salisbury, os desconhecidos lhe mostraram cópias do anúncio quando tentou detê-los. Eles afirmaram que estavam em seu direito de levar os artigos. Leia mais (26/03/2008 - 08h35)


Caem mais três ações de fiéis da Universal contra a Folha

Mais três ações de indenização movidas por seguidores da Igreja Universal do Reino de Deus tiveram sentenças favoráveis à Folha e à repórter Elvira Lobato, autora da reportagem intitulada "Universal chega aos 30 anos com império empresarial", publicada em dezembro. De 76 ações ajuizadas, já há 18 decisões nesse sentido. O juiz Ricardo Arteche Hamilton, de Jaguarão, no Rio Grande do Sul, julgou improcedente o pedido do pastor Nalcimar Estevam Araújo, na primeira ação em que a jornalista foi ouvida em juízo. Sobre esse depoimento, o juiz disse que "em nenhum momento deixou transparecer que a origem dos dízimos, quando repassados pelos fiéis, era ilícita, mas sim a utilização destes, não diretamente com a religião e com a construção de cultos ou coisas que o valha, fosse a utilização levada a efeito pelos dízimos, e sim, a aplicação em paraísos fiscais ou em empresas estranhas ao objeto principal da Igreja Universal, qual seja, o acolhimento e o respeito à crença de seus fiéis". Leia mais (26/03/2008 - 08h45)


UE inicia investigação contra Visa por comissões interbancárias

A Comissão Européia anunciou nesta quarta-feira uma investigação para verificar se as comissões interbancárias faturadas pela empresa de cartões de crédito Visa respeitam as regras de concorrência da União Européia. A investigação está relacionada ao sistema de comissões interbancárias utilizadas durante um pagamento no exterior com um cartão Visa, informou a Comissão. Também engloba a análise de uma regra que obriga os comerciantes a aceitarem todos os cartões Visa, sem levar em consideração a identidade do proprietário, a natureza da transação e o tipo de cartão, acrescentou Bruxelas. Leia mais (26/03/2008 - 08h45)


Irlanda barra e prende alunos brasileiros

Em lugar de uma semana de férias, 48 horas em uma cadeia irlandesa. Essa foi a experiência vivida por três universitários brasileiros com planos de aproveitar a pausa nos cursos de intercâmbio --que freqüentam na Espanha e em Portugal desde o início do ano-- para conhecer um outro país. Barrados ao desembarcar em Dublin na última quinta-feira, procedentes da cidade do Porto (Portugal), os baianos André São Pedro, 22, estudante de farmácia na UFBA, e Maria Dias, 24, que cursa medicina também na UFBA, e a paulista Thaís Tibiriçá, 24, aluna de jornalismo na UFF, foram mantidos em prisões comuns, no fim de inverno irlandês, até o sábado, à espera de um vôo que os levasse de volta a Portugal. Nessas 48 horas, relatam os jovens, se despiram para a revista na cadeia, tiveram acesso limitado a telefonemas e ficaram em contato com criminosos. "Nós fomos expostos a bandidos, assassinos, ladrões. Se um deles puxa uma faca e me mata, o que aconteceria?", questiona André São Pedro. Leia mais (26/03/2008 - 08h47)


Trânsito está lento na Zona Norte

G1 - Rio de Janeiro

Na Avenida Brasil, o tráfego também registra lentidão. Os túneis Rebouças, Santa Bárbara e Zuzu Angel têm intenso fluxo de veículos. Leia mais.


Governo quer que Patrus seja candidato em BH

G1 - Política

Ministro, que já foi prefeito de Belo Horizonte de 1993 a 1996, ainda resiste. Em reunião, Lula mostrou desconforto com a divisão da base aliada em BH. Leia mais.


Insetos e répteis invadem salas de aula em Uberlândia

G1 - Brasil

Prefeitura da cidade programou início da limpeza para esta quarta-feira (26). Moradores e pais de alunos afirmam que pedem providências há oito meses. Leia mais.


Cinco são detidos furtando dinheiro de caça-níqueis em Osasco

SÃO PAULO - Cinco pessoas, entre elas três menores, foram detidas nesta madrugada furtando dinheiro de máquinas caça-níqueis que estavam em um galpão, em Osasco, na Grande São Paulo...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Trânsito intenso na Rua Conde de Bonfim, na Tijuca

RIO - Os motoristas que seguem pela Tijuca encontram o trânsito intenso na Rua Conde de Bonfim, no sentido Centro...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Um ferido em tentativa de assalto a ônibus no Largo do Tanque

RIO - Uma pessoa ficou ferida durante uma tentativa de assalto a um ônibus no início da manhã desta quarta-feira no Largo do Tanque, em Jacarepaguá...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Trânsito intenso com retenções no sentido Zona Sul da Avenida das Américas

RIO - Os motoristas que seguem pela Barra da Tijuca encontram o trânsito intenso com retenções na Avenida das Américas, no sentido Zona Sul...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Tempo chuvoso em Macaé - RJ

ÚLTIMO SEGUNDO

As áreas de instabilidade de uma frente fria que está no Espírito Santo ainda deixam muitas nuvens sobre norte do Estado do Rio. Leia mais.


Incêndio atinge fábrica de cobertores no centro de SP

ÚLTIMO SEGUNDO

Um incêndio atingiu uma fábrica de colchas e cobertores na região do Brás, na região central de São Paulo, no início da manhã de hoje. Leia mais.


Governo quer que Patrus seja candidato em BH

ÚLTIMO SEGUNDO

O ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, é o nome que o PT e o governo querem para ser candidato a prefeito de Belo Horizonte e resolver o impasse em que se transformou a disputa em Minas, por causa do namoro com o PSDB. Leia mais.


Chuva fraca em Maceió

ÚLTIMO SEGUNDO

A região de Maceió tem muitas nuvens e chuva fraca neste início de manhã. Leia mais.


terça-feira, 25 de março de 2008

Poupatempo da Sé tem fila de mais de 4 horas para tirar RG

SÃO PAULO - O Poupatempo, como o próprio nome já diz, foi criado para que a população de São Paulo pudesse tirar documentos rapidamente, com pouca burocracia...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Capital terá céu encoberto, com algumas aberturas de sol nesta terça

SÃO PAULO - A terça-feira será de tempo encoberto com algumas aberturas de sol na cidade de São Paulo...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Trânsito intenso no sentido Rio da Rodovia Washington Luiz

RIO - Os motoristas que seguem pela Rodovia Washington Luiz encontram o trânsito intenso no sentido Rio...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Colisão de ônibus e carro deixa um ferido em Jacarepaguá

RIO - Uma pessoa ficou ferida em conseqüencia de um acidente envolvendo um Fiat e um ônibus na Estrada do Gabinal, em Jacarepaguá...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Trânsito no Aterro do Flamengo

RIO - Os motoristas que seguem pelo Aterro do Flamengo encontram o trânsito bom nos dois sentidos...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Trânsito lento no sentido Rebouças da Epitácio Pessoa

RIO - Os motoristas que seguem pela Epitácio Pessoa encontram o trânsito lento com retenções no sentido Rebouças...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Trânsito lento no sentido Zona Sul da Lagoa-Barra

RIO - Os motoristas que seguem pela Auto Estrada Lagoa-Barra encontram o trânsito lento no sentido Zona Sul...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Denúncias e páginas de pedofilia na internet dobram entre 2006 e 2007

ÚLTIMO SEGUNDO

Brasília - O número de páginas denunciadas por divulgação de pedofilia e exploração sexual de crianças dobrou de 2006 a 2007, segundo a organização não-governamental (ONG) SaferNet, que cuida da Central Nacional de Denúncias por Crimes Cibernéticos. Leia mais.


Governo quer restringir propaganda de bebida por MP

ÚLTIMO SEGUNDO

BRASÍLIA - Depois de causar dor de cabeça aos donos de bares e restaurantes com a proibição de bebidas alcoólicas nas estradas, o governo articula uma estratégia no Congresso que deve causar verdadeira ressaca para os fabricantes do setor, principalmente os de cerveja. Leia mais.


Acidente na Estrada do M'Boi Mirim deixa cinco feridos

ÚLTIMO SEGUNDO

SÃO PAULO - Um acidente entre um ônibus e um microônibus deixou cinco pessoas feridas na Estrada do M'Boi Mirim, no Jardim das Flores, zona sul de São Paulo. No momento do acidente, a via foi interditada, mas já foi liberada. Leia mais.


tempo chuvoso em Belém

ÚLTIMO SEGUNDO

Uma forte área de instabilidade cresceu no litoral do Pará e do Amapá. Leia mais.


Blecaute no norte de MG afetou 1 milhão de pessoas

ÚLTIMO SEGUNDO

O apagão que atingiu cerca de cem municípios do norte de Minas Gerais, ontem à tarde, afetou aproximadamente 1 milhão de pessoas. Segundo a Companhia Energética do Estado (Cemig), o apagão começou após um curto-circuito na linha de transmissão Montes Claros-Três Marias. Leia mais.


Para MP, mudança de médico pode atrasar caso Gracie

ÚLTIMO SEGUNDO

O promotor Paulo D'Amico Junior disse ontem que a mudança do psiquiatra Sabino Ferreira de Farias Neto para Salvador pode atrasar o andamento do processo judicial sobre a morte do lutador Ryan Gracie, em dezembro. As investigações estão na fase de inquérito e o delegado do caso, Roberto Calaça Vieira, do 91º Distrito Policial de São Paulo, já adiantou que o médico será indiciado por homicídio culposo (sem intenção), por ter ministrado remédios ao lutador que culminaram em sua morte. Leia mais.


Metroviários de SP reclamam de ofensas de passageiros

ÚLTIMO SEGUNDO

O aumento das brigas entre passageiros no metrô paulistano, por causa da superlotação de estações e trens, é sentido 'na pele' pelos metroviários que trabalham nas 55 estações, por onde circulam 3,4 milhões de pessoas por dia. Eles também se tornaram vítimas dos passageiros mais irritados, segundo o Sindicato dos Metroviários. Leia mais.


Problema em porta de trem causa lentidão na Linha Azul do Metrô

G1 - São Paulo

Portas de um dos vagões não fecharam na Estação Sé. Trem ficou 11 minutos parado e linha teve de operar com velocidade reduzida. Leia mais.


Bolsas da Europa e da Ásia têm forte alta

G1 - Economia e Negócios

Na Europa, o índice Footsie-100 da bolsa de Londres ganhava 3,22%. Na Ásia, a Bolsa de Hong Kong encerrou a sessão em forte alta de 6,4%. Leia mais.


Seca deixa 61 municípios gaúchos em situação de emergência

G1 - Brasil

Em janeiro, choveu 70 milímetros no Noroeste do estado; média do mês é 158 mm. Agrônomo diz que há agricultores que tiveram prejuízo de 100% da lavoura. Leia mais.


Aécio Neves e Fernando Pimentel se encontram em evento

G1 - Política

Governador de Minas e prefeito de Belo Horizonte estiveram em cerimônia na capital. Tucano tem se mostrado disposto a fazer aliança com PT para eleições à prefeitura. Leia mais.


CET libera faixa após acidente na Estrada do M'Boi Mirim

G1 - São Paulo

Faixa central foi desocupada, mas colisão ainda bloqueia faixa da direita no sentido Centro. Cinco pessoas ficaram feridas; trânsito é complicado no local. Leia mais.


Organizadores acertam detalhes para eleger Miss Centenário

Centenário da imigração japonesa

Garota descendente de japoneses mais bonita do Brasil será eleita em 17 de maio. Alguns estados do país terão mais de uma candidata no concurso. Leia mais.


Suspeito em bicicleta mata um homem na Baixada Fluminense

G1 - Rio de Janeiro

Crime ocorreu em Queimados na madrugada desta terça-feira (25). Uma outra pessoa também foi atingida pelos disparos. Leia mais.


TCE diz que contrato com a Finatec é irregular em Recife

O TCE (Tribunal de Contas do Estado) de Pernambuco julgou ontem irregular a dispensa de licitação no contrato de prestação de serviços entre a Prefeitura de Recife e a Finatec (Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnologia), ligada à UnB (Universidade de Brasília), de R$ 19,8 milhões. O contrato --que teve dois termos aditivos-- tinha como objetivo a prestação de serviços de consultoria técnica à gestão do prefeito João Paulo (PT) entre 2002 e 2005. Entre os serviços, o contrato previa assessoria no acompanhamento e avaliação de projetos estratégicos de governo, qualificação gerencial do modelo de atendimento dos gabinetes, sistema de atendimento ao público e capacitação de servidores. Leia mais (25/03/2008 - 07h53)


Acusado de corrupção, príncipe bilionário pode ficar pobre

O príncipe Jefri Bolkiah, de Brunei, que já foi considerado um dos homens mais ricos do mundo, corre o risco de ficar sem um vintém e com "apenas" uma casa. Dono de um patrimônio bilionário, o príncipe foi obrigado a entregar seus bens ao governo do país, depois de ser acusado de ter construído sua fortuna com dinheiro público. Vivendo no exílio desde 2004, Jefri Bolkiah, 54, enfrenta uma batalha jurídica contra o irmão, o sultão de Brunei, Hassanal Bolkiah, que o acusa de ter se apropriado indevidamente de US$ 14,8 bilhões dos cofres do governo do pequeno país, rico em petróleo. Leia mais (25/03/2008 - 07h53)


Jovem se recupera após ouvir médicos o declararem "morto"

Um americano de 21 anos que sobreviveu a um acidente de carro em novembro do ano passado contou à rede de TV NBC ter ouvido os médicos o declararem como morto. Zack Dunlap foi levado para o hospital inconsciente e 36 horas após o acidente uma tomografia cerebral mostrou que seu cérebro já não recebia qualquer fluxo sangüíneo. O rapaz ouviu quando os médicos disseram à família que ele estava com morte cerebral. Leia mais (25/03/2008 - 08h07)


Excesso de veículos nas marginais provoca lentidão na chegada a São Paulo

O excesso de veículos em circulação nas marginais Tietê e Pinheiros provoca reflexos nas rodovias que dão acesso a São Paulo na manhã desta terça-feira. Por volta das 8h20, o motorista enfrentava lentidão na Dutra, Bandeirantes, Anhangüera e Castello Branco. Os motoristas que acessavam São Paulo pela via Dutra enfrentam lentidão em cinco pontos, quatro deles no sentido São Paulo; na altura do km 144 ao km 147, na região de São José dos Campos, do km 216 ao 221 em Guarulhos, e dos km 230 ao 231 e do km 226 ao km 229, ambos na cidade de São Paulo. No sentido Rio da Dutra, o excesso de veículos provocava lentidão do km 220 ao 217, na região de Guarulhos. Leia mais (25/03/2008 - 08h22)


Serra defende que suposto dossiê seja investigado

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), defendeu ontem uma investigação rigorosa sobre o suposto dossiê que teria sido elaborado pela Casa Civil da Presidência da República sobre os gastos com cartões corporativos na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Para Serra, ex-ministro do Planejamento e da Saúde no governo FHC, a elaboração do suposto dossiê é "absolutamente ilegal e irregular". "O que me preocupa é que, se esse dossiê realmente é verdadeiro, é uma ação absolutamente ilegal e irregular. Governo foi feito para governar e não para fazer dossiê", afirmou o governador tucano. Leia mais (25/03/2008 - 08h25)


Tropas iraquianas entram em combate com milícias em Basra

As tropas iraquianas travam intensos combates nesta terça-feira (25) contra milícias da cidade de Basra, informaram testemunhas e fontes militares às agências de notícias. Os combates estão sendo considerados os mais duros em vários meses. De acordo com a agência Efe, um toque de recolher de 24 horas foi imposto, enquanto os militares e as forças de segurança do governo iraquiano levantam barreiras em alguns distritos da cidade, a segunda maior do Iraque e situada 550 quilômetros ao sul de Bagdá. Os principais combates estão acontecendo entre as tropas iraquianas e a milícia xiita Exército Mehdi, leal ao clérigo radical Moqtada al Sadr. Apesar disso, a cidade ainda conta com homens do Conselho Supremo Islâmico do Iraque e um partido considerado menor, o Fadhila, que disputam entre si o poder. Leia mais (25/03/2008 - 08h26)


Serra anunciará mínimo maior que o de Lula em São Paulo

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), deve anunciar ainda hoje um novo valor para o salário mínimo de São Paulo, que hoje é de R$ 410. Mais uma vez, Serra estabelecerá um valor maior que o salário mínimo determinado pelo presidente Lula para todo o país. O mínimo de Lula saltou de R$ 380 para R$ 415. O mínimo de Serra passará dos atuais R$ 410 para cerca de R$ 450 --o valor exato está sendo guardado a sete chaves, já que o governador faz questão de anunciar pessoalmente a medida. Leia mais (25/03/2008 - 08h26)


segunda-feira, 24 de março de 2008

Frente fria aumenta a nebulosidade no Rio

ÚLTIMO SEGUNDO

Uma frente fria avança sobre o Rio de Janeiro nesta segunda-feira. Leia mais.


Chuva em Santa Catarina

ÚLTIMO SEGUNDO

Após a passagem de uma frente fria no fim de semana, muitas nuvens ainda são observadas no litoral e no nordeste de Santa Catarina. Leia mais.


Aumenta o número de mortes nas rodovias federais do Rio

ÚLTIMO SEGUNDO

RIO DE JANEIRO - A Polícia Rodoviária Federal do Rio de Janeiro divulgou nesta segunda-feira o balanço com o número de acidentes e mortes nas estradas do Estado durante o feriado da Semana Santa. Apesar do número de acidentes ter diminuido 24% em relação ao ano passado, em 2008 ocorreram 11% mais mortes. Leia mais.


Massa polar fraca no Rio de Grande do Sul

ÚLTIMO SEGUNDO

Uma fraca massa de ar polar atua sobre o Sul do Brasil e causa ligeira queda de temperatura. Leia mais.


Agricultores pressionam por renegociação da dívida

ÚLTIMO SEGUNDO

BRASÍLIA - Sob forte pressão dos ruralistas, o governo promete entregar amanhã (25), às 17h, a proposta para o refinanciamento da dívida rural. O documento deve ser entregue pelos ministros da Agricultura, Reinhold Stephanes, e da Fazenda, Guido Mantega, a membros da Comissão de Agricultura e Pecuária da Câmara. Leia mais.


Mortes nas estradas paulistas caem 25% no feriado

ÚLTIMO SEGUNDO

SÃO PAULO - O feriado prolongado de Páscoa deste ano, entre os dias 20 e 23 de março, foi menos violento nas estradas paulistas em relação ao ano passado, segundo dados da Polícia Rodoviária Estadual. No período, foram registrados 933 acidentes, nos quais 525 pessoas ficaram feridas e 27 morreram, o equivalente a queda de 25% no número de vítimas fatais. Leia mais.


Aeroporto de Cumbica, em SP, opera por instrumentos

ÚLTIMO SEGUNDO

O Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro, em Cumbica, Guarulhos (SP), opera com o auxílio de instrumentos para pousos e decolagens, em razão das condições do tempo. Apesar disso, de acordo com a assessoria de imprensa da Infraero, a movimentação de passageiros não está sendo prejudicada. Leia mais.


Trânsito intenso no sentido Rebouças da Avenida Borges de Medeiros

RIO - Os motoristas que seguem pela Avenida Borges de Medeiros, na Lagoa, encontram o trânsito intenso no sentido Rebouças...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Trânsito bom na Avenida Atlântica, em Copacabana

RIO - Os motoristas que seguem pela Zona Sul encontram o trânsito livre na Delfim Moreira e na Avenida Viera Souto...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Trânsito lento no sentido Zona Sul da Lagoa-Barra

RIO - Os motoristas que seguem pela Auto Estrada Lagoa-Barra encontram o trânsito lento com retenções no sentido Zona Sul...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Caminhão bate em semáforo e derrama óleo na Avenida dos Bandeirantes

SÃO PAULO - Um caminhão bateu em um semáforo e acabou derramando óleo na pista na Avenida dos Bandeirantes, sentido Marginal, na altura da Alameda dos Maracatins...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Trânsito lento com retenções no sentido Centro da Avenida Brasil

RIO - Os motoristas que seguem pela Avenida Brasil encontram o trânsito lento com retenções no sentido Rio...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Trânsito congestionado no sentido Rio da Rodovia Washington Luiz

RIO - Os motoristas que seguem pela Rodovia Washington Luiz encontram o trânsito congestionado no sentido Rio...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Trânsito intenso no sentido Ponte Rio-Niterói da Rodovia Niterói-Manilha

RIO - Os motoristas que seguem pela Rodovia Niterói-Manilha encontram o trânsito intenso com retenções no sentido Ponte Rio-Niterói...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Paulistana trocou faxinas por prostituição de luxo

G1 - Mundo

Brasileira chega a receber o equivalente a R$ 4 mil por noite. Leia mais.


Santos Dumont opera apenas por instrumentos

G1 - Rio de Janeiro

Motivo é uma forte neblina que prejudica a visibilidade dos vôos. No Tom Jobim, quatro vôos estão atrasados nesta segunda. Leia mais.


Senai-SP abre inscrições para cursos técnicos

G1 - Vestibular e Educação

Candidatos podem se inscrever até o dia 4 de abril. Taxa custa R$ 34,50; prova será aplicada no dia dia 27 de abril. Leia mais.


Recém-nascido é encontrado enrolado em toalha de mesa

G1 - Brasil

Criança estava em calçada de Canoas e foi achada no domingo. Ela foi levada para hospital e recebeu atendimento médico. Leia mais.


Acidentes causam lentidão em São Paulo

G1 - São Paulo

Há congestionamento de 5 km na Marginal Tietê por causa de colisão entre carro e moto. Às 7h47, a cidade tinha lentidão de 114 km dos 835 km de vias monitorados pela CET. Leia mais.


Tráfego está congestionado na Ponte Rio-Niterói

G1 - Rio de Janeiro

Segundo a concessionária da via, engarrafamento vai dos acessos até o vão central. Avenida Brasil registra retenções em diversos trechos na manhã desta segunda (24). Leia mais.


Número de mortes nas estradas estaduais caiu 25% na Páscoa

G1 - São Paulo

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, 27 pessoas morreram neste feriadão. Foram registrados 933 acidentes, 10% menos que no ano passado. Leia mais.


Olheiro da Globo se emociona ao ver "Aqueles Dois" no Festival de Curitiba

O produtor de elenco da TV Globo Nelson Fonseca saiu emocionado da sessão de estréia de "Aqueles Dois", que lotou o Teatro Paiol, na noite desse domingo (23). O espetáculo faz parte da mostra principal do Festival de Curitiba. A razão para a emoção de Fonseca é sua amizade com o autor do conto homônimo no qual se baseia a montagem: o escritor e jornalista gaúcho Caio Fernando Abreu (1948-1996), morto em decorrência de complicações provocadas pela Aids. "Achei o espetáculo maravilhoso. Conheci o Caio nos anos 80, no Rio. Nos encontramos pela primeira vez numa casa de uma amiga em comum, a Maria Clara Jorge, que, assim como ele, também era gaúcha. Desde então ficamos amigos", contou Fonseca à Folha Online. Leia mais (24/03/2008 - 07h30)


Commodities e inflação vão ditar rumos do mercado nesta semana

Assunto de debate na semana passada, a queda no preço das commodities seguirá preocupando os investidores no Brasil nesta semana. Isso porque mais da metade do Ibovespa, principal índice da Bolsa paulista, está ligado a empresas produtoras de commodities, como Vale e Petrobras, cujas ações ON tiveram perdas de 10,47% e 11,43%, respectivamente, na semana passada. A maioria dos investidores acredita que o recuo nos preços foi uma correção pontual, motivada pela necessidade de caixa de fundos estrangeiros, após a forte escalada nas cotações desde o ano passado. Mas há dúvidas quanto à extensão das perdas e a duração da correção nos preços, que dependem hoje do quanto a crise americana vai afetar a economia chinesa. "Ninguém sabe de quanto tempo os EUA precisarão para resolver a crise e retomar o crescimento. O que se pode afirmar com mais segurança é que a China continuará a crescer rapidamente nesse período, mesmo com a crise nos EUA. Para os produtores de commodities, isso é garantia de demanda", afirma Tomás Málaga, economista-chefe do Itaú. Leia mais (24/03/2008 - 07h37)


Procuradoria apura fraude fiscal em 35% dos comprovantes de despesa do Planalto

Reportagem de Marta Salomon publicada na edição desta segunda-feira da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL), informa que auditoria preliminar do TCU (Tribunal de Contas da União) identificou irregularidades em 35% dos comprovantes analisados de despesas com cartão corporativo do Planalto. Essas despesas são mantidas em sigilo por regra definida no início da administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre os problemas apontados pelo tribunal estão as chamadas "notas calçadas", em que a via do documento fiscal anexado à prestação de contas do Planalto registra um valor diferente da via do talonário do fornecedor de bem ou serviço, que serve de base à arrecadação de impostos. Outro lado Leia mais (24/03/2008 - 07h41)


Folhainvest em Ação soma quase 80 mil participantes

Com uma valorização de 14,12% em sua carteira de ações, Felipe Amaral Fiorito é o novo líder do simulado Folhainvest em Ação. Com menos de dois meses no ar, o game já contava com 79 mil participantes na sexta-feira passada. Fiorito passou William Júnior, que liderou por duas semanas seguidas o Folhainvest em Ação, mas que saiu da lista dos dez primeiros colocados. Fiorito é seguido por Vladimir Pedro e por João Paulo Guimarães Vieira, com ganhos de 11,11% e de 9,6%, respectivamente, até quinta-feira. O participante que encerrar o ano na frente ganhará uma viagem de uma semana, com acompanhante, à Costa do Sauípe (Bahia), paga pela Fator Administração de Recursos. Já o primeiro lugar de cada mês ganha uma passagem de ida e volta para qualquer cidade brasileira atendida pela TAM. Leia mais (24/03/2008 - 07h42)


Marginal Tietê tem lentidão e rodovias param na chegada a SP

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrou 66 km de lentidão às 7h30 desta segunda-feira em São Paulo --7,9% do total de 835 km de vias monitoradas. Nas rodovias, o trânsito também é ruim na chegada a São Paulo. Na marginal Tietê, o trânsito é ruim nos dois sentidos. Quem segue no sentido rodovia Ayrton Senna enfrenta lentidão da rodovia dos Bandeirantes até a ponte do Limão, com 5,1 km. Na direção oposta, há congestionamento da ponte Aricanduva até a ponte da Vila Maria. A Radial Leste enfrenta tem congestionamento no sentido centro, da rua Pires do Rio até a rua Wandenkolk, totalizando 4,2 km. Leia mais (24/03/2008 - 07h43)


Governo monta tendas para pacientes de dengue no Rio

O governo do Rio instalou nesta segunda-feira três tendas de hidratação em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) para combater a dengue. A hidratação com água ou soro é uma das medidas de tratamento contra a dengue, segundo a Secretaria da Saúde e Defesa Civil do Rio. As unidades ficam nas UPAs de Campo Grande, Santa Cruz e Retiro dos Artistas. Confira o endereço no site Rio Contra a Dengue, da secretaria. A prioridade é a hidratação de crianças. Ontem foi confirmada a morte de um garoto de 12 anos com os sintomas da doença. Vinícius Ramos Siqueira da Silva deu entrada no Hospital Municipal de Duque de Caxias (Grande Rio) na última quarta-feira e morreu no dia seguinte (20). Leia mais (24/03/2008 - 08h01)


Lula discutirá propostas para MPs com aliados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcou reunião hoje às 17h com os integrantes do conselho político de sua coalizão (presidentes de partidos e líderes no Congresso) para debater uma estratégia que evite mudanças radicais nas regras das MPs (medidas provisórias). Segundo a Folha apurou, Lula deverá dizer que aceita modificações desde que não afetem a sua governabilidade. A proposta que conta com maior simpatia entre seus aliados é a que estabelece uma espécie de trancamento disfarçado da pauta. Hoje a MP começa a tramitar pela Câmara. Se não for votada em 45 dias, tranca a pauta da Casa a partir do dia seguinte. É o que está acontecendo agora --a pauta está parada desde 11 de fevereiro. Leia mais (24/03/2008 - 08h03)