terça-feira, 20 de maio de 2008

Inflação em maio mais que quadruplica e sobe 1,54%, diz FGV

O IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) mais que quadruplicou na segunda leitura prévia de maio, apresentando alta de 1,54%, contra 0,37% um mês antes. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela FGV (Fundação Getulio Vargas). A metodologia aplicada na apuração do IGP-M é a mesma do IGP-DI e do IGP-10 --usados no reajuste, por exemplo, de contratos de aluguel--, também apurados pela FGV, com a única diferença de ter um período de coleta diferente. A segunda prévia do IGP-M compreende o intervalo entre os dias 21 do mês anterior e 10 do mês de referência. O IPA (Índice de Preços por Atacado) subiu 2,02% no período, contra 0,22% um mês antes. O grupo Matérias-Primas Brutas passou de deflação de 1,39% para inflação de 3,36%. Os itens que mais contribuíram para o avanço foram soja em grão (-9,80% para 0,43%), arroz em casca (-0,44% para 33,96%) e minério de ferro (-3,87% para 11,25%). Já os itens tomate (35,28% para 6,10%), algodão (em caroço) (5,59% para -4,32%) e laranja (-8,71% para -19,02%) desaceleraram. Leia mais (20/05/2008 - 09h16)


Austríaco é condenado a 10 anos de prisão por pedofilia no Camboja

Um homem de nacionalidade austríaca foi condenado nesta terça-feira no Camboja a dez anos de prisão por abusar sexualmente de dois meninos de 12 e 15 anos, informou seu advogado. O austríaco Olaf Achleitner, que foi detido em setembro, negou o crime e assegurou que a Polícia fabricou as acusações. "Eles (as vítimas) estavam em minha casa, mas eu não fiz nada de errado", afirmou o homem, natural de Salzburgo. Leia mais (20/05/2008 - 09h02)


Contardo Calligaris será sabatinado hoje

A Folha[bb] sabatina hoje o psicanalista Contardo Calligaris, colunista do jornal. As inscrições para participar do evento já estão encerradas. A sabatina será realizada das 11h às 13h no Teatro Folha[bb] (shopping Pátio Higienópolis, avenida Higienópolis, 618, 2º piso). Calligaris será entrevistado por Marcos Augusto Gonçalves (editor licenciado da Ilustrada), Cleusa Turra (diretora de revistas da Folha[bb]), Marcos Flamínio Peres (editor do Mais!) e Ivan Finotti (editor do Folha[bb]teen). Leia mais (20/05/2008 - 09h05)


Comerciantes e GCM entram em confronto no centro de São Paulo

Um confronto envolvendo comerciantes do entorno do Mercado Municipal e a GCM (Guarda Civil Metropolitana) deixou ao menos uma pessoa ferida, entre a noite de segunda-feira e a madrugada desta terça, na rua da Cantareira, no centro de São Paulo. De acordo com a GCM, guardas e fiscais da Subprefeitura da Sé foram à região para realizar uma operação rotineira de combate ao comércio irregular. Ainda segundo a GCM, freqüentemente, os caminhões que chegam para descarregar as mercadorias para o Mercado Municipal e o da Cantareira acabam comercializando produtos irregularmente. No decorrer da fiscalização, comerciantes, guardas municipais e fiscais entraram em confronto. A GCM diz que os comerciantes atiraram caixotes de madeira e pedras, e a PM (Polícia Militar) foi acionada. Houve disparo de balas de borracha e, em ao menos uma ocasião, um guarda sacou uma arma e atirou para cima, em sinal de advertência. Leia mais (20/05/2008 - 09h08)


São Paulo quer usar Maracanã a seu favor na Libertadores

Usar o Maracanã a seu favor. Esse é o lema do São Paulo, que amanhã decide uma vaga à semifinal da Libertadores contra o Fluminense, no Rio. "É um campo bom, grande. Vai ser excelente para esse tipo de jogo [no contra-ataque]", disse Dagoberto. O ala Jancarlos, ex-Fluminense, destacou a "impaciência" da torcida carioca. "Eles começam a cobrar, isso pode ser bom." Ontem, o meia Jorge Wagner voltou a treinar e foi liberado pelo departamento médico do São Paulo para enfrentar o Fluminense. Com a volta do jogador, Hugo deverá ir para o banco de reservas. Leia mais (20/05/2008 - 09h12)


Acusado de vazar dossiê, ex-secretário promete ficar calado em depoimento à CPI

A CPI dos Cartões Corporativos tentará desvendar nesta terça-feira detalhes sobre a autoria do dossiê montando na Casa Civil com gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e ministros tucanos. Gabriela Guerreiro, repórter da Folha[bb] Online em Brasília, conta que a CPI espera que José Aparecido Nunes Pires, ex-secretário de controle interno da Casa Civil, revele à comissão durante o depoimento o nome de quem ordenou a confecção do documento. Aparecido é acusado de vazar o dossiê para André Fernandes, assessor do senador Álvaro Dias (PSDB-PR).

Gabriela Guerreiro Leia mais (20/05/2008 - 09h17)


Após 25 anos, descobridores do HIV lamentam lentidão nas pesquisas

Centenas de cientistas, entre eles Luc Montagnier e Robert Gallo, descobridores do vírus da Aids, se reuniram na segunda-feira (19) no Instituto Pasteur de Paris, onde acontece um encontro de três dias para discutir os 25 anos do HIV e os esforços da comunidade científica para vencer a doença. No início da reunião, Montagnier e Gallo lamentaram a lentidão no enfrentamento da epidemia. Este aniversário não é "uma celebração" nem "uma comemoração", pois "o vírus continua aí", afirmou Montagnier, cujos trabalhos permitiram a identificação do vírus em 1983. "Gostaria de festejar com vocês o fim da Aids, ao invés dos 25 anos do descobrimento do vírus", declarou. "Não estamos satisfeitos", continuou Montagnier, afirmando esperar que, no médio prazo, seja possível uma vacina terapêutica que restaure o sistema imunológico, que é prejudicado pela doença, "talvez, um dia, uma preventiva". Leia mais (20/05/2008 - 09h17)


Trânsito é lento em vários pontos do Rio

G1 - Rio de Janeiro

Acessos ao Centro da cidade estão movimentados. Mais cedo, acidente na Avenida Brasil provocou engarrafamento na altura de Ramos. Leia mais.


Correios farão concurso para 44 vagas e cadastro em PE e SP

G1 - Concursos e Empregos

São três cargos que exigem nível médio. Salários vão de R$ 603,66 a R$ 1.246,74. Leia mais.


Agricultores de Itararé fecham por seis horas rodovia com tratores e caminhões

SÃO PAULO - Agricultores e motoristas fecharam nesta segunda-feira, por cerca de seis horas, a Rodovia Aparício Biglia Filho, em Itararé, a 327 km de São Paulo...

Leia mais

Assine O Globo[bb] e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Japonesa Square Enix aceita 'se misturar' para sobreviver no mercado de games

G1 - Tecnologia

Produtora de 'Final fantasy' e 'Dragon quest' cogita parceria com empresas estrangeiras. Para presidente Yoichi Wada, chegou a hora de superar a tradição. Leia mais.


Feriado deve levar 250 mil carros ao litoral sul de São Paulo

ÚLTIMO SEGUNDO

Cerca de 250 mil veículos devem deixar a cidade de São Paulo em direção ao litoral sul do Estado utilizando o sistema Anchieta-Imigrantes, no feriado de Corpus Christi, segundo estimativa da concessionária Ecovias. A contagem se inicia à zero hora de quarta-feira e vai até a meia-noite de domingo. Leia mais.


Nevoeiro em Navegantes - SC

ÚLTIMO SEGUNDO

A elevada umidade do ar e o resfriamento que ocorreu na madrugada no vale do Itajaí, em Santa Catarina favoreceu a formação de nevoeiro que deixa a visibilidade restrita a 400 metros nesse momento no aeroporto internacional Ministro Victor Konder, em Navegantes. Leia mais.


Legista do caso PC Farias aceita participar da investigação da defesa no Caso Isabella

ÚLTIMO SEGUNDO

SÃO PAULO - O vereador e médico legista George Sanguinetti, conhecido pela atuação no caso da morte do empresário PC Farias, aceitou participar da investigação promovida pela defesa de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, acusados no caso da morte da menina Isabella Nardoni, que morreu ao ser atirada do 6º andar no último 29 de março. O médico deve chefiar uma equipe que analisará os laudos técnicos, croquis e planta baixa do edifício onde ocorreu o crime. As informações são do site Alagoas 24 horas. Leia mais.


Festas de Santo Antônio são incluídas no calendário cultural do Rio

RIO - O prefeito César Maia publicou, nesta terça-feira, no Diário Oficial, decreto que inclui os festejos de Santo Antônio no calendário cultural, turístico e religioso do Rio de Janeiro...

Leia mais

Assine O Globo[bb] e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


'Próximo segmento a ser explorado é o 'D'', diz presidente da Fiat

G1 - Carros

Cledorvino Belini revela estratégias da marca com o lançamento do Linea. Executivo fala também, ao G1, sobre preços e a questão das exportações. Leia mais.


Polícia ouve testemunhas de naufrágio no Amazonas

G1 - Brasil

Embarcação afundou em 4 de maio; pelo menos 48 pessoas morreram. Marinha abriu inquérito administrativo para apurar o caso. Leia mais.


Filas na Marginal Tietê sobem para 17 km

G1 - São Paulo

Série de pequenos acidentes prejudica trânsito na via na manhã desta terça (20). Às 9h, CET registrou 111 km de congestionamento em São Paulo. Leia mais.


PUC-SP abre inscrições para vestibular de julho

G1 - Vestibular e Educação

Interessados devem se inscrever pela internet até 24 de junho. As provas serão aplicadas no dia 29 de junho. Leia mais.


Trânsito lento na Avenida Rebouças, sentido centro

SÃO PAULO - Pela Avenida Rebouças, quem segue no sentido centro encontra paradas da Capitão Antônio Rosa até a Alameda Lorena...

Leia mais

Assine O Globo[bb] e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Paralisação deixa moradores sem ônibus no Maranhão

RIO - Pelo menos 600 mil pessoas estão sem ônibus em São Luis devido a uma paralisação de motoristas e cobradores da capital do Maranhão...

Leia mais

Assine O Globo[bb] e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Colisão na Avenida Tiradentes deixa dois feridos

SÃO PAULO - Uma batida entre dois carros deixou duas pessoas feridas, na madrugada desta terça-feira, no Bom Retiro, região central de São Paulo...

Leia mais

Assine O Globo[bb] e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Acidente entre carro e ônibus congestiona o Jardim Botânico

RIO - Um Gol branco bateu, agora há pouco, na traseira de um ônibus na Rua Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio, na pista em direção a Botafogo...

Leia mais

Assine O Globo[bb] e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Funcionários do Cemitério São João Batista estão em greve

RIO - Funcionários da administração e coveiros do Cemitério São João Batista, em Botafogo, estão em greve desde às 6h desta terça-feira...

Leia mais

Assine O Globo[bb] e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Nevoeiro em Governador Valadares - MG

ÚLTIMO SEGUNDO

O nevoeiro voltou a se formar na região de Governador Valadares, na região mineira do vale do rio Doce. Leia mais.


Defesa de Suzane aponta extravio de páginas de recurso

ÚLTIMO SEGUNDO

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) deve analisar recurso em que a defesa de Suzane von Richthofen aponta o extravio de duas páginas do agravo (tipo de recurso judicial) que contesta o inventário dos bens deixados pelos pais da estudante. Leia mais.


Rands defende 'coquetel' de novos impostos para saúde

ÚLTIMO SEGUNDO

O PT e o PMDB estão se mobilizando para aprovar novas fontes de financiamento para a saúde e atender à estratégia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de não carimbar a criação de um novo tributo ou o aumento de impostos como uma iniciativa do Planalto. Para recriar a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), os peemedebistas querem usar a proposta de emenda constitucional da reforma tributária apresentada em 2007 pelo deputado Virgílio Guimarães (PT-MG). Leia mais.


Cientistas reativam em camundongo gene de tigre extinto

ÚLTIMO SEGUNDO

Pesquisadores australianos e americanos descrevem, em artigo publicado na Public Library of Science One (PLoS One) , a “ressurreição” - no corpo de camundongos transgênicos - de um gene extraído de um animal extinto: o tigre-da-Tasmânia, ou tilacino ( Thylacinus cynocephalus ), espécie marsupial que desapareceu há cerca de cem anos, e cujo último exemplar em cativeiro morreu em 1936. De acordo com os autores do trabalho, esta é a primeira vez que um gene de um animal extinto volta a funcionar em um organismo vivo. Leia mais.


segunda-feira, 19 de maio de 2008

Caminhão tomba e causa grande congestionamento na Dutra

ÚLTIMO SEGUNDO

RIO DE JANEIRO - O tombamento de um caminhão na Rodovia Presidente Dutra, próximo a Piraí, na madrugada desta segunda-feira, complica o tráfego de veículos e já causa 20 km de lentidão. Leia mais.


Auto-Estrada é a melhor opção da Barra para a Zona Sul

RIO - A Auto-Estrada Lagoa-Barra é a melhor opção no momento para quem sai da Barra da Tijuca em direção à Zona Sul da cidade...

Leia mais

Assine O Globo[bb] e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Bombeiros controlam incêndio na zona sul

SÃO PAULO - O capitão do Corpo de Bombeiros Carlos Augusto de Carvalho disse que o incêndio que atinge desde o início da manhã um depósito de materiais recicláveis, na zona sul da capital, já foi controlado...

Leia mais

Assine O Globo[bb] e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Piso "verde" é destaque em evento de decoração para escritório

Luminárias de argila, piso de bambu e carpetes confeccionados com fios de náilon reciclados são exemplos de artigos sustentáveis que foram expostos nos estandes da 12ª Office Solution --feira de decoração para escritórios realizada na semana passada, em São Paulo. O consumidor preocupado com o ambiente pode ficar animado. Das 190 empresas que participaram do evento, 10% ofereceram produtos certificados, 30% estão em processo de certificação, e 60% desenvolvem artigos nesse segmento. Um exemplo desses produtos "verdes" são os pisos que dispensam aplicação de cera e outros impermeabilizantes. Leia mais (19/05/2008 - 08h00)


São Paulo tem 58 km de lentidão

G1 - São Paulo

Pior ponto da cidade às 7h30 era a Radial Leste, com 7,2 km de filas. Incêndio na Zona Sul bloqueia avenida e prejudica trânsito na região de Interlagos. Leia mais.


Bolívia ameaça estatizar exploração de gás

O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou que o Ministério de Hidrocarbonetos dará um "ultimato", em forma de um decreto, às empresas petroleiras para que realizem investimentos nos campos de exploração de petróleo e de gás, ou estas atividades voltarão às mãos da estatal YPFB (Yacimentos Petrolíferos Fiscais Bolivianos). A informação foi publicada no domingo na Agência Boliviana de Informação (ABI), do governo. "Se num prazo determinado (as petroleiras) não investirem, vamos recuperar essas áreas para que a Yacimentos realize investimentos, mesmo que seja através de créditos. Não vamos esperar a boa vontade das empresas", disse Morales, num discurso na localidade de Punata, a 58 quilômetros da cidade de Cochabamba. Leia mais (19/05/2008 - 07h57)


LIVRARIA: Confira lista com mais de 100 livros em oferta a partir de R$ 4,90

Quem gosta de ler deve aproveitar a promoção da Publifolha para o mês de maio. Mais de 100 livros em oferta especial por tempo limitado, com preços a partir de R$ 4,90. Confira a lista de livros em promoção, organizada por preços, e abasteça a sua biblioteca!

* MAIS DE 10 LIVROS DA SÉRIE FOLHA EXPLICA POR R$ 4,90: Leia mais (19/05/2008 - 08h07)


Incêndio atinge fábrica de material reciclável em SP

ÚLTIMO SEGUNDO

SÃO PAULO - Um incêndio de grandes proporções atinge, neste momento, uma fábrica de material reciclável na rua Miguel Yunes, uma continuação da avenida Interlagos, na zona sul de São Paulo. Leia mais.


Governo já cogitava Força Nacional para Amazônia

ÚLTIMO SEGUNDO

Antes mesmo de o ministro indicado para o Meio Ambiente, Carlos Minc, propor no domingo o uso das Forças Armadas na proteção de parques e reservas da Amazônia, a criação de uma Força Nacional de Segurança Ambiental já estava em discussão dentro do governo. Leia mais.


Sol em Belo Horizonte

ÚLTIMO SEGUNDO

O ar seco predomina em Minas Gerais. Leia mais.


Sol e névoa no Rio de Janeiro

ÚLTIMO SEGUNDO

O sol já aparece neste início de manhã na cidade do Rio de Janeiro. Leia mais.


Incêndio em recicladora de pneus afeta trânsito em SP

ÚLTIMO SEGUNDO

O trânsito ficou complicado na região da Avenida Interlagos, na zona sul da capital paulista, na manhã de hoje, por conta de um incêndio em uma empresa de reciclagem de pneus, que foi controlado por volta das 7 horas, segundo informações do Centro de Operações dos Bombeiros (Cobom). Ninguém ficou ferido. Leia mais.


Porto Alegre ensolarada

ÚLTIMO SEGUNDO

Uma grande massa de ar seco predomina e inibe a formação de nuvens de chuva em Porto Alegre hoje. Leia mais.


Pontos de retenção na Avenida Brasil, sentido Centro

RIO - Os motoristas encontram diversos pontos de retenção na pista em direção ao Centro da Avenida Brasil...

Leia mais

Assine O Globo[bb] e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Lentidão em um longo trecho da Linha Vermelha, sentido Centro

RIO - Quem segue na Linha Vermelha em direção ao Centro da cidade enfrenta trânsito lento a partir da Rodovia Washington Luiz até a chegada a São Cristóvão...

Leia mais

Assine O Globo[bb] e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Marginal Pinheiros tem 9 km de trânsito lento

SÃO PAULO - A Marginal Pinheiros, sentido Interlagos, tem lentidão entre as pontes Fepasa e da Cidade Jardim, um trecho de 9 quilômetros...

Leia mais

Assine O Globo[bb] e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Dutra apresenta 17km de congestionamento para o Rio

RIO - Os motoristas enfrentam, no momento, cerca de 17 quilômetros de congestionamento na pista sentido Rio da Rodovia Presidente Dutra, por causa de uma carreta, carregada de telhas, que tombou por volta das 5h desta segunda-feira na Serra das Araras, na altura de Piraí...

Leia mais

Assine O Globo[bb] e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Lentidão na Marechal Rondon, sentido Maracanã

RIO - O trânsito segue lento na Avenida Marechal Rondon, na altura da Rua Barão do Bom Retiro, sentido Maracanã...

Leia mais

Assine O Globo[bb] e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Motorista enfrenta lentidão na descida da Linha Vermelha no Rio

A prefeitura registra tráfego lento nas zonas norte e centro do Rio na manhã desta segunda-feira. Por volta das 8h, no centro, o tráfego estava lento no sentido Bicalho da descida da Linha Vermelha, com parada na altura da Leopoldina. Na zona norte são três trechos com lentidão. O primeiro é o sentido centro da Radial Oeste. As pistas lateral e central da avenida Brasil apresentam lentidão no sentido centro, na altura da rua Prefeito Olímpio de Melo. O tráfego de veículos também era intenso na avenida Presidente Vargas e Rio Branco, no centro. Na zona sul, o tráfego era intenso na rua Jardim Botânico e avenida Borges de Medeiros. Leia mais (19/05/2008 - 08h05)


Mortos passam de 34 mil; China faz silêncio por vítimas de terremoto

O número total de mortos vítimas do terremoto que devastou o sudoeste da China na semana passada aumentou para mais de 34 mil, enquanto o número de pessoas feridas chegou a mais de 245 mil, informou a agência de notícias Xinhua nesta segunda-feira, citando a central de emergência do Conselho de Estado.

Arte Folha[bb] Online
De acordo com o último balanço oficial, o total de mortos é de 34.073 e o total de pessoas feridas, de 245.108. Ontem (17), os números oficiais divulgados foram de 32.477 pessoas mortas e 198.347 feridas. Leia mais (19/05/2008 - 08h11)


Metaleiros do Megadeth pedem cosmético para cabelos em show em SP

A banda Megadeth quer fazer bonito ao chacoalhar a cabeleira no show que farão no Credicard Hall, em São Paulo, no próximo dia 6, e para isso exigiu no camarim cosméticos orgânicos da Amazônia para "cabelos normais e secos" e secador. A informação é da coluna Mônica Bergamo na Folha[bb] desta segunda-feira (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal). Os metaleiros também pediram sete toalhas pretas e 13 pares de meias brancas. No ano passado, o Megadeth lançou o álbum "United Abominations", que chegou a ficar entre os primeiros do ranking da revista "Billboard". Leia mais (19/05/2008 - 08h13)


Petróleo da Opep sobe para US$ 119,27 o barril

O petróleo da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) fechou na sexta-feira (16) a US$ 119,27 o barril, US$ 0,32 mais que na jornada anterior, informou nesta segunda-feira o secretariado do grupo em Viena. Com isso, o valor do barril (de 159 litros) usado pela Opep como referência e calculado com base em uma mistura de 13 qualidades de petróleo --uma por cada país membro-- chega perto de seu recorde, de US$ 119,65, batido no último dia 12. A corrida de alta da commodity prosseguiu na semana passada nos mercados de futuros, impulsionada entre outros pela previsão do banco de investimento Goldman Sachs de que o preço do barril de referência nos Estados Unidos chegará perto dos US$ 141 por barril no segundo semestre deste ano. Leia mais (19/05/2008 - 08h21)


Navio oferece atendimento médico e odontológico em MS

G1 - Brasil

Comunidades ribeirinhas são atendidas pela Marinha. Índice de moradores com hipertensão arterial é alto. Leia mais.


Bolsas atingem maior nível em 4 meses na Ásia

G1 - Economia[bb] e Negócios[bb]

Ganhos de empresas influenciaram negócios. Índice MSCI ainda acumula queda de 5% no ano. Economia[bb]_Negocios/0,,MUL473705-9356,00.html'>Leia mais.


Monica Bellucci 'seduz' fotógrafos no Festival de Cannes

G1 - Cinema

Atriz de 44 anos lança novo longa-metragem no sexto dia do festival. Musa italiana protagoniza "Sanguepazzo", de Marco Tullio Giordana. Leia mais.


Feirão de imóveis da Caixa movimentou R$ 1,4 bilhão

G1 - Economia[bb] e Negócios[bb]

Em cinco dias, evento recebeu 162 mil pessoas à procura da casa própria. Movimentação de negócios, no entanto, foi abaixo da expectativa da Caixa. Economia[bb]_Negocios/0,,MUL473716-9356,00.html'>Leia mais.


Mãe é suspeita de matar a própria filha

G1 - Rio de Janeiro

Segundo polícia, crime teria acontecido durante discussão familiar. Vítima foi empurrada e bateu com a cabeça numa quina. Leia mais.


Reversão de vasectomia não é 100% garantida, diz médico

G1 - Rio de Janeiro

Apesar do procedimento ser feito, fertilidade do homem pode não voltar. Com o tempo, organismo pode desenvolver anticorpos contra espermatozóides. Leia mais.