sexta-feira, 4 de abril de 2008

Brasileiros estão cuidando melhor da alimentação, aponta pesquisa

ÚLTIMO SEGUNDO

BRASÍLIA -  No Brasil, o consumo de carne com excesso de gordura caiu de 39,2% para 32,8% entre 2006 e 2007, de acordo com a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde. Os homens são os que mais comem carne vermelha gordurosa ou frango com pele - 42,7%, contra 24,3% das mulheres. Leia mais.


Homens brasileiros fumam e bebem mais do que as mulheres

ÚLTIMO SEGUNDO

BRASÍLIA - Em 2007, 16,4% dos brasileiros com 18 anos ou mais eram fumantes e 17,5% tinham consumido no último mês mais de quatro ou cinco doses de bebida alcoólica em uma mesma ocasião. Os números são da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde. Leia mais.


MP regulariza 90% das posses ilegais da Amazônia

ÚLTIMO SEGUNDO

BRASÍLIA - Alvo de debates por ser plágio do projeto de lei de um parlamentar, a Medida Provisória (MP) 422/2008 causa muito mais polêmica pelo conteúdo do que pela forma. Ela triplica as áreas públicas nas mãos de posseiros na Amazônia que podem ser legalizadas de imediato. Com ela, as terras serão vendidas sem licitação. Antes da MP, o limite dessa operação era de 500 hectares. Desde a edição da medida, na semana passada, o teto passa a ser de 1.500 hectares. Ambientalistas temem que o desmatamento cresça na mesma proporção. Leia mais.


Pai e madrasta de Isabella passam a primeira noite presos

ÚLTIMO SEGUNDO

SÃO PAULO - O pai da menina Isabella Nardoni, o consultor jurídico Alexandre Nardoni, e sua atual mulher, Anna Carolina Trotta Peixoto Jatobá, passaram, nesta sexta-feira, a primeira noite presos em delegacias separadas em São Paulo. Leia mais.


Capital paulista terá dia nublado com chuvas

ÚLTIMO SEGUNDO

A manhã na cidade de São Paulo começou com céu encoberto, com temperatura chegando a 18ºC, sem registro de chuvas. O tempo vai permanecer nublado ao longo do dia, segundo previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), com chuvas em pontos isolados da capital paulista. Leia mais.


Caso Isabella: Polícia acha vestígios de sangue em carro

ÚLTIMO SEGUNDO

SÃO PAULO - A Polícia de São Paulo encontrou novas pistas que podem ajudar a solucionar a morte da menina Isabella, de 5 anos. Investigadores revelaram que vestígios de sangue foram encontrados por uma equipe do Instituto de Criminalística (IC) dentro do Ford Ka do casal Alexandre Carlos Nardoni e Anna Carolina Trotta Peixoto Jatobá e no apartamento no 6º andar do Edifício Residencial London - de onde a garota caiu no sábado. Leia mais.


Acidente na Avenida Santo Amaro complica o trânsito deixa um ferido

ÚLTIMO SEGUNDO

Um acidente na manhã desta sexta-feira deixou complicado o trânsito na avenida Santo Amaro. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), um automóvel bateu contra um poste de semáforo no cruzamento com a rua João Caspaldi, no sentido Centro. Leia mais.


São Paulo registra 107 km de congestionamento

G1 - São Paulo

Segundo CET, problema é causado por acidentes e veículos quebrados nas vias. Marginal Tietê tem mais de 30 quilômetros de filas. Leia mais.


Carnaval da Bahia invade Minas Gerais nesta sexta e sábado

G1 - Brasil

Principais atrações do axé baiano confirmaram presença na micareta mineira. Expectativa dos organizadores é reunir 100 mil pessoas nos dois dias de evento. Leia mais.


Fetranspor disponibiliza ônibus para vítimas da dengue

G1 - Rio de Janeiro

Veículos farão o transporte de pacientes entre os hospitais da rede estadual e UPAs. Segundo federação, serviço será gratuito. Leia mais.


Conheça alguns dos negros mais influentes dos EUA

G1 - Mundo

Negros ocupam hoje posições de destaque na política, cinema, esporte e música. Influência negra era muito menor na época de Martin Luther King. Leia mais.


40 anos após King, negros têm ascensão política nos EUA, diz biógrafo

G1 - Mundo

Para David Garrow, desigualdade econômica acompanha ascensão social. Grupos de pressão perderam força ao longo do tempo, segundo historiador. Leia mais.


Hello Kitty é ícone da influência japonesa no mercado mundial

Centenário da imigração japonesa

Criada em 1974, marca tem hoje mais de 22 mil produtos e fatura US$ 1 bilhão por ano. No Brasil, há 26 lojas oficiais da personagem internacionalmente famosa. Leia mais.


Polícia acha droga em caixas de piscina plástica

G1 - Brasil

Maconha foi apreendida durante fiscalização em ônibus, em Mato Grosso do Sul. Bagagem pertencia a adolescente de 16 anos, segundo a polícia. Leia mais.


Trânsito bom na Avenida Vicente de Carvalho, na Zona Norte

RIO - Os motoristas que seguem pela Vila da Penha encontram o trânsito bom...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Trânsito lento na Avenida Brasil, no sentido Centro

RIO - Os motoristas que seguem pela Avenida Brasil encontram o trânsito lento no sentido Centro...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Trânsito lento com retenções no sentido Centro da Linha Vermelha

RIO - Os motoristas que seguem pela Linha Vermelha encontram o trânsito lento no sentido Centro...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Trânsito intenso na Avenida Brás de Pina, sentido Penha

RIO - Os motoristas que seguem pela Avenida Brás de Pina encontram o trânsito intenso com retenções no sentido Penha...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Massa de ar polar deixa madrugada e noite frias no fim de semana em SP

SÃO PAULO - Uma massa de ar polar sobre o estado causa queda de temperatura na capital durante a noite e madrugada no fim de semana...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Humoristas do Pânico na TV promovem tumulto na entrada de casa de shows

RIO - Humoristas do programa Pânico na TV, da Rede TV, provocaram um grande tumulto na noite da quinta-feira na entrada da casa de shows Vivo Rio, no Aterro do Flamengo, onde está em cartaz o musical "Os Produtores", estrelado por Miguel Falabela e Juliana Paes...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Pai de madrasta de Isabella diz que acredita na inocência do casal

SÃO PAULO - O pai de Anna Carolina Trotta Peixoto Jatobá, 24, teme que a filha e o marido dela sejam punidos pela Justiça mesmo sem provas suficientes do envolvimento dos dois na morte de Isabella de Oliveira Nardoni, 5, jogada na noite de sábado do sexto andar do prédio onde mora o casal...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Estados pretendem criar uma Força Nacional de Saúde

Uma Força Nacional de Saúde nos moldes da Força Nacional de Segurança foi proposta ontem no Rio como medida para enfrentar novas epidemias. O presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e secretário de saúde do Rio Grande do Sul, Osmar Terra, disse que o embrião para a proposta de uma Força Nacional de enfrentamento das epidemias foi o pedido de ajuda do governo fluminense aos outros Estados. Terra disse que a Força Nacional de Saúde poderia ser regionalizada, nas cinco regiões do país, articulada nacionalmente para intervenção nos momentos de crise que qualquer Estado possa enfrentar. 'Conforme a necessidade que uma região tenha, faríamos uma mobilização utilizando profissionais de cada Estado como já existe na Força Nacional de Segurança. Na prática, o que estamos fazendo equivale a isso, trazer médicos de todos os Estados para cá é o embrião de uma ação articulada em nível nacional' disse Terra. Leia mais (04/04/2008 - 08h21)


Maestro brasileiro diz que Hollywood quer filmar sua história

O maestro João Carlos Martins, que era pianista e perdeu parte dos movimentos das mãos, arfirma que há interesse em Hollywood em filmar sua vida, informa a coluna de Mônica Bergamo na Folha desta sexta-feira (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal). "Vou encontrar um cineasta no Carnegie Hall [EUA] em maio, para um segundo contato sobre o roteiro. Mas entre o querer e o fazer, há um oceano", disse à coluna. Martins, que era pianista e perdeu parte dos movimentos das mãos, já foi tema de um documentário alemão. Leia mais (04/04/2008 - 08h26)


Fiscalização dos sindicatos seria retrocesso à ditadura, diz Marinho

O ministro Luiz Marinho (Previdência) afirmou ontem que ao vetar a obrigatoriedade de fiscalização dos gastos das centrais sindicais pelo TCU (Tribunal de Contas da União), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu a Constituição. De outra forma, disse, o país retrocederia à época da ditadura, quando a atuação dos sindicatos era acompanhada pelo governo. "Não estamos criando nada novo. A Constituição diz que não pode haver influência do Estado na atuação dos sindicatos. Isso [fiscalização] acabou com a ditadura", disse. Anteontem, Lula anunciou o veto em encontro com sindicalistas e justificou sua decisão dizendo que o artigo do projeto de lei que reconhece formalmente as centrais sindicais poderia acabar com a autonomia das entidades. Leia mais (04/04/2008 - 08h27)


Bolsas asiáticas fecham sem posição definida

As Bolsas asiáticas fecharam nesta sexta-feira com sinais mistos. Enquanto os japoneses se retraíram, o mercado coreano avançou. Os pregões na China, Hong Kong e Taiwan não abriram devido a feriado de Ching Ming. Na Bolsa de Tóquio, o índice Nikkei recuou 0,72%, aos 13.293 pontos. Já o Kospi, da Bolsa de Seul, teve leve alta de 0,16%, a 1.766 unidades. E a Bolsa de Sydney teve o índice ASX 200 subiu 0,2%, para 5.619 pontos. No Japão, o mercado aproveitou o dia para realizar lucros --já que durante toda a semana o mercado esteve positivo. Porém, a movimentação foi reduzida, já que os investidores locais preferiram esperar a divulgação dos dados de emprego nos Estados Unidos --que será feito hoje pelo Departamento de Trabalho daquele país. Leia mais (04/04/2008 - 08h37)


Irã recusará incentivo para suspender enriquecimento de urânio

O presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, afirmou em uma entrevista à agência de notícias japonesa Kyodo News que não aceitará nenhum incentivo oferecido pelas potências mundiais em troca de uma suspensão do programa de enriquecimento de urânio. "Este tema não é negociável", afirmou Ahmadinejad. "O Irã é um país nuclear e não tem nenhum motivo para renunciar a esta tecnologia", completou. O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) aumentou no mês passado as sanções contra o Irã por sua recusa em cessar a produção de combustível nuclear. Leia mais (04/04/2008 - 08h33)


Corinthians afaga Leão e pede concentração contra o Noroeste

Depois de vencer o Fortaleza na quinta-feira e assegurar vaga nas oitavas-de-final da Copa do Brasil, os jogadores do Corinthians disseram que acreditam na classificação no Campeonato Paulista. Com 33 pontos, a equipe ocupa a quinta colocação do torneio e espera por tropeços do São Paulo, terceiro com 35, ou da Ponte Preta, quarta com 34. Na última rodada do Estadual, o time alvinegro encara o Noroeste fora de casa. A equipe do Morumbi enfrenta o Juventus, e a Ponte Preta pega o Santos. Por causa da Taça Libertadores, o Santos pode poupar muitos jogadores no confronto contra o time de Campinas. No entanto, o ala-esquerdo André Santos, um dos destaques da equipe corintiana na vitória sobre o Fortaleza por 2 a 0, disse acreditar no profissionalismo da equipe santista e elogiou Emerson Leão, técnico do Santos. Leia mais (04/04/2008 - 08h37)


Grupo dos EUA descobre superbactéria que come antibiótico

Uma equipe nos Estados Unidos descobriu uma grande quantidade de seres vivos com um comportamento aparentemente suicida: superbactérias que devoram antibióticos. A má notícia só não é completa porque nenhuma delas causa de doenças em humanos --apesar de terem parentes próximas com essa capacidade e poderem servir de reservatório genético de mecanismos de resistência a antibióticos. Um dos maiores temores da medicina hoje é o aumento da capacidade de resistência de micróbios causadores de doenças aos antibióticos que deveriam matá-los. Cada vez mais surgem linhagens de micróbios mais e mais resistentes --como os causadores de tuberculose. Leia mais (04/04/2008 - 08h38)


quinta-feira, 3 de abril de 2008

Altas do ouro, petróleo e emprego nos EUA animam bolsas da Ásia

G1 - Economia e Negócios

Preços do ouro e do petróleo impulsionando empresas desses setores. A bolsa de Tóquio fechou com elevação de 1,5%, a 13.389 pontos. Leia mais.


Sem resposta das Farc, avião francês chega à Colômbia em missão pró-Ingrid

G1 - Mundo

Avião foi enviado para tentar resgatar a política colombiana. Guerrilheiros das Farc, porém, não deram sinal de libertação. Leia mais.


Greve prejudica plantão fiscal e atrasa malha fina do IR

G1 - Economia e Negócios

Entrega e processamento de declarações não são afetados. Auditores da Receita estão paralisados desde o dia 18 de março. Leia mais.


Acidente deixa um ferido grave na Avenida Zaki Narchi

SÃO PAULO - O motorista de um carro ficou gravemente ferido após bater o veículo em um poste na Avenida Zaki Narchi, na altura do cruzamento com a avenida Otto Baumgart, na zona norte da capital...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Corredor da Francisco Morato tem dois pontos de lentidão

SÃO PAULO - O motorista que segue no sentido centro encontra, no corredor da Francisco Morato, dois pontos de parada; entre a Praça Heitor Bastos Tigre e a Avenida Jorge João Saad e da Rua Roquete Pinto até a Ponte Eusébio Matoso...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Menina morta em assalto será enterrada nesta quinta

RIO - Será sepultado na manhã desta quinta-feira o corpo da estudante Maria Eduarda Cavalcanti Romano, de 14 anos, que ficou tetraplégica depois de ser baleada no pescoço durante um assalto em Magé, na Baixada Fluminense...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Obra interdita uma pista da Rua Barata Ribeiro, em Copacabana

RIO - Uma obra no cruzamento da Barata Ribeiro com a Siqueira Campos deixa uma pista interditada, o que provoca retenções na pista...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Missão francesa chega à Colômbia para tratar de Ingrid Betancourt

PARIS - A missão humanitária organizada pela França para tratar de Ingrid Betancourt, refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) há seis anos, chegou nesta quinta-feira ao território colombiano, informou a emissora "France Info"...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Trânsito intenso com retenções na Avenida Atlântica, em Copacabana

RIO - Os motoristas que seguem pela Avenida Atlântica, em Copacabana, encontram o trânsito intenso com retenções...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Trânsito bom nos dois sentidos do Aterro do Flamengo

RIO - Os motoristas que seguem pelo Aterro do Flamengo encontram o trânsito bom no sentido Centro...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Frio no Sul do Brasil

ÚLTIMO SEGUNDO

Uma nova massa de ar polar moderada entrou no Sul do Brasil baixando a temperatura em todos os Estados. Leia mais.


São Paulo tem 84 km de lentidão; tráfego intenso no Rio

ÚLTIMO SEGUNDO

SÃO PAULO - A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registra, às 8h25 desta quinta-feira, 84 km de lentidão em São Paulo. Isso representa 10,1% dos 820 km monitorados. Pelo rodízio municipal de veículos, carros de placas com final 7 e 8 não podem circular pelo centro expandido da capital. Leia mais.


MPF e deputados condenam mudanças para filantrópicas

ÚLTIMO SEGUNDO

BRASÍLIA - Diante de um passivo de mais de 640 recursos movidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Super Receita contra a concessão ou renovação dos certificados de filantropia, a maioria engavetada no Ministério da Previdência Social (MPS), o governo federal propõe um perdão para as entidades que descumprem a legislação federal das filantrópicas. Leia mais.


Prefeitura do Rio treina nova turma para atuar em brigada antidengue

ÚLTIMO SEGUNDO

RIO DE JANEIRO - O Centro de Comando da Operação contra a Dengue, da prefeitura do Rio, promove nesta quinta-deira, das 9h30 às 12h30, o treinamento de uma nova turma para atuar nas brigadas antidengue na cidade. O treinamento é gratuito e qualquer pessoa pode se inscrever como voluntário para atuar na batalha contra a doença. Leia mais.


Secretários de Saúde discutem no Rio ações de combate à dengue

ÚLTIMO SEGUNDO

RIO DE JANEIRO - O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) se reúne nesta quinta-feira, às 14h, no Rio, para definir a disponibilidade de pediatras que poderão ajudar na luta contra a dengue. Participam do encontro representantes do Ministério da Saúde. Leia mais.


Estudo mostra que deixar o mercado de trabalho pode levar a desânimo e doenças

Uma pesquisa recente adverte: "Aposentar-se pode ser prejudicial à saúde". Publicado em março no American Journal of Epidemiology, o levantamento, da Universidade de Atenas (Grécia), acompanhou cerca de 17 mil homens e mulheres por quase oito anos. Os participantes não tinham doenças prévias, como as cardiovasculares, diabetes ou câncer. No fim do estudo, foram feitos ajustes estatísticos para que condições como tabagismo, obesidade e sedentarismo não influenciassem os resultados. Em números: os aposentados apresentaram 51% mais risco de morte em relação aos que continuaram trabalhando.

Bruno Miranda/Folha Imagem
Patrícia Raymundo, 55, aposentou-se aos 44 e depois resolveu ser voluntária em uma Ong
Patrícia Raymundo, 55, aposentou-se aos 44 e depois resolveu ser voluntária em uma ONG
O risco cresce em proporção inversa à idade do aposentado: quanto mais jovem, maior chance de morte. Entre os participantes que tinham menos de 55 anos, por exemplo, 9% dos aposentados morreram no decorrer do estudo, contra apenas 1% de morte entre os não--aposentados. Leia mais (03/04/2008 - 08h29)


Pai de Isabella disse a PM ter visto suspeito do crime

ÚLTIMO SEGUNDO

O sargento Luiz Carvalho, primeiro policial militar a chegar ao edifício onde ocorreu a tragédia com a menina Isabella, de 5 anos, deu uma entrevista coletiva ontem à noite. A garota morreu no sábado à noite, após cair do 6º andar do Edifício London, na zona norte de São Paulo. Leia mais.


"Honky Tonk Women", dos Rolling Stones, foi composta no Brasil

Mick Jagger e Keith Richards acharam o interior de São Paulo parecido com o... Arizona. É o que contam em depoimento no livro "Sexo, Drogas e Rolling Stones", de José Emilio Rondeau e Nelio Rodrigues, que a editora Agir lança amanhã. A informação é da coluna Mônica Bergamo, na Folha desta quinta-feira (3). O conteúdo completo da coluna é exclusivo para assinantes UOL e Folha. Os roqueiros ficaram hospedados na fazenda do banqueiro Walter Moreira Salles, em janeiro de 1969, com as namoradas. Eles contam que o hit "Honky Tonk Women" foi composto lá. Leia mais (03/04/2008 - 08h30)


Saiba mais sobre a aracnoidite, doença que acometeu a mulher do filósofo André Gorz

Ela faria 82 anos de idade e 58 de casada quando recebeu uma carta de seu marido. Estava doente havia mais de 30 anos -tinha aracnoidite- e ele, que não conseguiria viver sem ela, precisava expressar todo o seu amor. Pouco depois de um ano, em setembro de 2007, decidiram ambos pelo suicídio, pois não desejavam "sobreviver um à morte do outro", como ele escreveu. Foram encontrados juntos em sua casa.

Divulgação
O filósofo André Gorz com a mulher, Dorine, em 1947
O filósofo André Gorz com a esposa, Dorine, em 1947
A carta para Dorine, redigida pelo filósofo austríaco radicado na França André Gorz, virou livro. No Brasil, a primeira tiragem, de 5.000 exemplares, se esgotou em uma semana. "Carta a D." se mantém em listas dos dez livros mais vendidos no país há um mês. Leia mais (03/04/2008 - 08h32)


Avião da missão humanitária para ajudar Betancourt chega à Colômbia

O avião da missão humanitária organizada pela França para ajudar na libertação de Ingrid Betancourt, refém das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) há mais de seis anos, chegou nesta quinta-feira (3) ao território colombiano, informou a emissora France Info. O objetivo oficial da missão é tentar contatar as Farc e conseguir acesso à refém franco-colombiana para oferecer cuidados médicos. Um porta-voz do Palácio do Eliseu se negou a comentar a notícia da chegada do avião à Colômbia e reiterou que a operação seria mantida sob máximo sigilo.

30.nov.2007/AP
A refém franco-colombiana Ingrid Betancour, detida pela guerrilha Farc há seis anos
A refém franco-colombiana Ingrid Betancourt, detida pela guerrilha Farc há seis anos
Leia mais (03/04/2008 - 08h30)


Em visita ao Brasil, criador da biodança aponta alguns mitos sobre o método

Tudo começou com uma festa. O psicólogo chileno Rolando Toro, então com quase 50 anos, marcou a data, escolheu as músicas e, no horário combinado, preparou-se para receber os convidados: pacientes do hospital psiquiátrico em que trabalhava. "Eu via os pacientes muito tristes, porque lhes tiravam a intimidade, a possibilidade de amar, de viver com autonomia. E decidi fazer uma festa para alegrá-los", lembra Toro. O resultado, diz, foi além do esperado. "Descobri coisas fundamentais que mudavam o comportamento do enfermo. Que a dança e o encontro de pessoas era altamente curativo." Nascia a biodança, um método que busca o desenvolvimento de cinco áreas- vitalidade, sexualidade, criatividade, afetividade e transcedência- por meio de atividades orais e de exercícios físicos. Leia mais (03/04/2008 - 08h35)


Corinthians descarta "salto alto" para enfrentar o Fortaleza

Antes de definir o futuro no Campeonato Paulista, o Corinthians entra em campo nesta quinta-feira, às 21h30, para enfrentar o Fortaleza, no Morumbi, pela Copa do Brasil-2008. No jogo de ida, o time paulistano venceu fora de casa por 2 a 1, no dia 19 de março, e ficou muito perto da classificação para as oitavas-de-final. De acordo com o regulamento, uma derrota por 1 a 0 classifica a equipe do técnico Mano Menezes por causa do número de gols marcados no campo do adversário. Apesar da vantagem, os jogadores corintianos pregaram respeito e afirmaram que entrarão sem "salto alto" em campo. Leia mais (03/04/2008 - 08h36)


quarta-feira, 2 de abril de 2008

Vice-presidente da Abdan defende construção de Angra 3

ÚLTIMO SEGUNDO

Rio de Janeiro - O vice-presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (Abdan), Ronaldo Fabrício, descartou o argumento defendido por alguns ambientalistas de que a energia nuclear tem custo elevado. Em entrevista à Agência Brasil, ele afirmou que não se pode tomar como exemplo, no caso da Usina Nuclear Angra 3, as usinas anteriores de Angra 1 e 2, porque ?elas foram construídas numa época em que você não tinha recursos para tocar o cronograma original?. Leia mais.


Ministério Público quer complementação do estudo de impacto ambiental de Angra 3

ÚLTIMO SEGUNDO

Rio de Janeiro - O Ministério Público Federal quer que o estudo de impacto ambiental da usina nuclear Angra 3 seja melhorado e complementado. Segundo afirmou à Agência Brasil a procuradora em Angra dos Reis, Ariane Alencar, o órgão entende que ?existe muita omissão de informação ainda?. Leia mais.


Auditores fiscais fazem ato público em São Paulo

ÚLTIMO SEGUNDO

SÃO PAULO - Auditores fiscais do Estado de São Paulo participam nesta quarta-feira de ato público, a partir das 10h, em frente ao edifício do Ministério da Fazenda. Leia mais.


Capital paulista terá sol pela manhã e chuvas à tarde

ÚLTIMO SEGUNDO

A manhã de hoje na cidade de São Paulo começou com sol entre nuvens, com a temperatura podendo chegar a 20ºC. O tempo deve permanecer assim durante todo o período. Leia mais.


Lula impede TCU de fiscalizar uso de imposto sindical

ÚLTIMO SEGUNDO

As centrais sindicais vão receber um reforço de caixa anual de cerca de R$ 100 milhões da contribuição sindical obrigatória - correspondente a um dia de salário por ano do trabalhador, descontado na folha de pagamento -, mas estarão livres de prestar contas ao Tribunal de Contas da União (TCU). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou ontem a lei de reconhecimento das centrais dos trabalhadores, mas vetou o artigo aprovado pelo Congresso que obrigava a detalhar os gastos do também chamado imposto sindical ao TCU. Leia mais.


Base e oposição igualam 3º mandato a golpe de Estado

ÚLTIMO SEGUNDO

Parlamentares da oposição e até mesmo da base aliada compararam a um golpe de Estado o terceiro mandato defendido pelo vice-presidente da República, José Alencar, para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para eles, o vice se deixou contagiar pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que tentou alterar a Constituição para eleger-se pela terceira vez. Leia mais.


Agenda Geral: BC divulga o fluxo cambial de março

ÚLTIMO SEGUNDO

O Banco Central divulga, às 12h30, o resultado do fluxo cambial no mês de março. Confira outros destaques do dia: Mantega/Bovespa - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, recebe em audiência, às 16h30, o presidente da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), Raymundo Magliano Filho, no Ministério da Fazenda. Leia mais.


SP tem previsão de pancadas de chuva isoladas no fim da tarde

SÃO PAULO - A capital paulista tem previsão de sol durante a manhã e tarde e chuva isolada no fim desta quarta-feira, por conta da aproximação de uma frente fria...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Homem morre em confronto com policiais da Core na Favela Parque Alegria

RIO - Bandidos trocaram tiros com policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) na Favela Parque Alegria, no Caju, na madrugada desta quarta-feira...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Pai de Isabella e atual mulher brigavam com freqüência, diz polícia

SÃO PAULO - O casal Alexandre Nardoni, 29 anos, e Anna Carolina Trota Peixoto Jatobá, 24 anos, brigavam com freqüência...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Trânsito intenso com retenções no sentido Zona Sul do Elevado da Perimetral

RIO - Os motoristas que seguem pelo Elevado da Perimetral encontram o trânsito intenso com retenções no sentido Zona Sul...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Mãe de Isabella queria aumentar valor da pensão paga pelo pai da criança

SÃO PAULO - A bancária Ana Carolina Cunha de Oliveira, de 23 anos, mãe biológica da menina Isabella Nardoni, de 5 anos, teria exigido do pai da criança, Alexandre Nardoni, de 29 anos, aumento no valor da pensão alimentícia...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Trânsito lento na Avenida Aricanduva, sentido Marginal

SÃO PAULO - A Avenida Aricanduva, em direção à Marginal, tem lentidão da Rua Rodeio até o término do elevado...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Acusado de assalto é ferido em tiroteio com PMs

RIO - Policiais do 20°BPM (Mesquita) trocaram tiros com um assaltante na madrugada de hoje...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Bolsas asiáticas seguem otimismo internacional e sobem

G1 - Economia e Negócios

Principal indicador da bolsa de Tóquio fechou em forte valorização de 4,2%. Pior da crise de crédito possa ter passado, acreditam investidores. Leia mais.


Mega-Sena sorteia R$ 1,3 milhão nesta quarta-feira

G1 - Brasil

Sorteio acontece em São Paulo (SP), às 21h30. Apostas podem ser feitas até as 19h, em lotéricas de todo o país. Leia mais.


Arroz e feijão são ingredientes de sobremesa japonesa

Centenário da imigração japonesa

Especialista usa produtos típicos do Brasil para fazer doce que comia em Tóquio. Nas mãos de Shizuko Yasumoto, eles viram bolinhos com um creme de açúcar. Leia mais.


Bush pede mais tropas da Otan no Afeganistão

G1 - Mundo

Presidente americano fez 'convite' para a Rússia no caso dos mísseis. Congressistas democratas pedem que Bush não acompanhe os Jogos Olímpicos na China. Leia mais.


Inflação ganha força em São Paulo e Porto Alegre

G1 - Economia e Negócios

Capital gaúcha teve maior variação entre capitais na última semana de março. Em São Paulo, IPC-S registrou alta de 0,33%. Leia mais.


Investidores vêem crise 'superada' e impulsionam bolsas

G1 - Economia e Negócios

Mercados especulam que pior da crise nos Estados Unidos pode já ter passado. Leia mais.


SP tem 78 km de lentidão

G1 - São Paulo

O índice está abaixo da média para o horário nas quartas-feiras. As vias com maior lentidão são a Radial Leste e a Marginal Tietê. Leia mais.


Acidente entre caminhão e carro provoca 7 km de lentidão na Dutra

Um acidente envolvendo um caminhão e um carro provoca sete quilômetros de congestionamento na via Dutra na manhã desta quarta-feira. O motorista enfrenta lentidão do km 222 ao km 229, no acesso à cidade de São Paulo. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o acidente ocorreu por volta das 7h e não deixou vítimas. Houve derramamento de óleo e a parte da pista no sentido São Paulo ficou interditada até as 8h. Por volta das 8h30 o motorista ainda enfrentava lentidão devido aos reflexos do acidente. Ainda na Dutra o motorista enfrenta lentidão do km 218 ao km 221. A saída de São Paulo pela Dutra registra lentidão entre o km 221 e km 217, segundo a NovaDutra. Leia mais (02/04/2008 - 08h34)


Em livro, Maitê Proença fala sobre assassinato da mãe pelo pai, do suicídio dele e de aborto aos 16 anos

Nenhuma novela de televisão daria conta da vida de Maitê Proença, 48, que está muito mais para Nelson Rodrigues. Resumir seus dramas neste texto parece injusto, mas obrigatório para escrever sobre seu livro "Uma Vida Inventada" -uma mistura de ficção à sua surpreendente biografia-, que ela lança hoje em São Paulo.

Luciana Whitaker/Folha Imagem
Maitê em seu apartamento, no Rio; lançamento do livro acontece hoje em São Paulo
Maitê posa em seu apartamento, no Rio; lançamento do livro acontece hoje em SP
Aos 12, Maitê tem a mãe assassinada pelo pai por adultério. Enfrenta a condenação da família por atuar como testemunha de defesa dele. Aos 16, faz um aborto. Presencia a morte de um irmão por problemas com bebida. Prestes a ganhar seu primeiro papel de destaque, sofre um acidente e fica um ano sem trabalhar. No auge do sucesso, ouve do pai, internado com câncer no cérebro, o pedido para que desligue os aparelhos. Recusa-se e, dias depois, ele se mata. Tudo isso, e histórias do uso de drogas e outras viagens, está no livro. Leia mais (02/04/2008 - 08h35)


Visanet prepara abertura de capital para este semestre

A Visanet --administradora de cartões da bandeira Visa no país-- deverá fazer ainda no primeiro semestre desse ano a sua abertura de capital na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo). O IPO (oferta inicial de ações) da empresa já é vista como a maior da história do mercado acionário brasileiro, informam Ney Hayashi da Cruz e Toni Sciarretta na edição de hoje da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL). Os administradores da Visanet --controlada por Bradesco, Banco do Brasil e ABN Amro Real-- esperam apenas a conclusão da abertura de capital da própria Visa nos Estados Unidos, que também foi o maior IPO da história daquele país, para avançar com o IPO. A expectativa é que a abertura de capital levante até R$ 7 bilhões na Bovespa. A Visa internacional tem como acionistas os principais emissores de cartões com sua bandeira no mundo todo. O lançamento de ações da empresa no mercado dos Estados Unidos rendeu R$ 362 milhões ao BB, R$ 352 milhões ao Bradesco e pelo menos R$ 150 milhões ao Real. No total, o IPO da Visa levantou US$ 17,86 bilhões. Leia mais (02/04/2008 - 08h35)


Amazonas apreende carne de jacaré em reserva ambiental

O Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas) apreendeu ontem 7,8 toneladas de carne de jacaré da reserva de desenvolvimento sustentável Piagaçu-Purus, a oeste de Manaus. A carne, que equivale à de 740 animais de duas espécies conhecidas localmente como açu e tinga, seria ilegalmente comercializada no Pará. Mantas de carne de até três metros de comprimento foram encontradas. O Ipaam, órgão vinculado ao governo do Amazonas, localizou quatro comerciantes que fariam a venda ilegal da carne. Na reserva não há plano de manejo para a exploração da carne de jacaré. Foram aplicadas multas que totalizam R$ 204 mil -com valores distintos para cada comerciante. O caso foi submetido ao Ministério Público do Estado. Leia mais (02/04/2008 - 08h42)


Mendes libera para julgamento ação do PSDB contra MP de Lula

O futuro presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, liberou para julgamento uma ação do PSDB contra medida provisória que liberou crédito extraordinário de R$ 5,4 bilhões para diversos órgãos, mesmo sem ter recebido explicações do governo, que perdeu o prazo de dez dias para envio. Mendes negou pedido da Advocacia Geral da União, em nome do presidente Lula, de ampliação do prazo e solicitou a inclusão imediata do processo na pauta do plenário. Ele é relator de uma das oito ações diretas de inconstitucionalidade da oposição contra MPs que liberaram verbas no final de 2007 --7 do PSDB e 1 do DEM. Juntas, elas somam créditos de R$ 25,1 bilhões. No caso que já poderá ir a julgamento, o dinheiro extra foi autorizado a vários órgãos, entre os quais a Justiça Eleitoral, para preparação das eleições. Ainda ontem, a AGU deveria entrar com recurso pedindo que Mendes volte atrás e receba as informações. Procurado pela Folha, o órgão não esclareceu o motivo do atraso. Desde 17 de janeiro, advogados da União estão em greve. Leia mais (02/04/2008 - 08h42)


Advogado diz que pai de Isabella provará inocência

Os advogados de Alexandre Nardoni, 29, e Anna Carolina Trotta Peixoto Jatobá, 24, pai e madrasta de Isabella Oliveira Nardoni, 5, afirmaram ontem que vão provar a inocência do casal no inquérito que apura a morte da menina. No último sábado, Isabella foi achada deitada no jardim do prédio onde seu pai mora, no Carandiru, na zona norte de São Paulo. A menina era filha dele com Ana Carolina Cunha de Oliveira, 23, e passava o fim de semana com o pai. Anna Carolina era sua madrasta --Nardoni tem dois filhos com ela. Quando os bombeiros chegaram ao local, Isabella estava com parada cardiorrespiratória. Por 34 minutos a equipe tentou reanimar seu coração, mas não conseguiu. Em depoimento à polícia, o pai disse suspeitar que a filha tenha sido atirada do sexto andar do prédio por algum desafeto seu. Leia mais (02/04/2008 - 08h45)


Silvio Santos dá ultimato ao "Aqui Agora"

No ar há um mês, o "Aqui Agora" terá que dar média de oito pontos em abril. Caso contrário, mudará de horário ou sairá do ar. O ultimato foi dado anteontem por Silvio Santos, dono do SBT, ao jornalista Albino Castro, diretor do programa.

Divulgação
Christina Rocha, apresentadora do "Aqui Agora"
Após saída de três apresentadores, Christina Rocha é a única que continua no telejornal
A informação é da coluna Outro Canal, de Daniel Castro, na Folha desta quarta-feira (2). O conteúdo completo é exclusivo para assinantes UOL e Folha. Leia mais (02/04/2008 - 08h45)


terça-feira, 1 de abril de 2008

A chuva continua em Salvador

ÚLTIMO SEGUNDO

Chove quase sem parar em Salvador desde a noite do domingo. Leia mais.


Problemas na obra do Expresso Tiradentes geram bloqueios na capital

G1 - São Paulo

Estrutura de concreto armado está apoiada no Viaduto Grande São Paulo. O viaduto foi interditado em ambos os sentidos. Leia mais.


Agentes da dengue trabalham sem repelentes, diz Tribunal de Contas

G1 - Rio de Janeiro

Profissionais reclamam que a prefeitura não dá protetor. Especialistas, porém, acreditam que uso de repelente seria "excesso de zelo". Leia mais.


Foz do Iguaçu lança promoção para atrair turista

G1 - Brasil

Quem comprar pacote de hospedagem de quadro diárias levará quinto dia de graça. Objetivo é aumentar movimento em 20% entre os meses de abril e junho. Leia mais.


Desmoronamento faz adeptos de seita apocalíptica russa saírem de refúgio

G1 - Mundo

14 dos 28 adeptos deixaram o refúgio subterrâneo. Chuva provocou desmoronamentos na região. Leia mais.


‘Personal afetivo’ dá dicas para quem procura a cara-metade

G1 - Rio de Janeiro

Coaching oferecido por agências ensina como agir durante os encontros. Procura é maior entre as mulheres e há até treinamentos em grupo. Leia mais.


Aeroportos do Rio operam normalmente

G1 - Rio de Janeiro

No Tom Jobim, vôo para Curitiba (PR) foi cancelado. Santos Dumont não registra atrasos nesta terça (1º). Leia mais.


No 1º de abril, confira as cinco maiores mentiras da história da ciência

G1 - Ciência e Saúde

A história mostra que nem tudo que os cientistas dizem é verdade. Conheça as maiores cascatas científicas, contadas ao longo de 20 séculos. Leia mais.


Trânsito congestionado no Viaduto Castro Alves, no Méier

RIO - Os motoristas que seguem pelo Viaduto Castro Alves, no Méier, encontram o trânsito congestionado no sentido Avenida Amaro Cavalcanti...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Trânsito intenso na Avenida Primeiro de Março, na altura da Candelária

RIO - Os motoristas que seguem pela Avenida Primeiro de Março encontram o trânsito intenso na altura da Candelária...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Vizinho ouviu gritos de 'Pára, pai' na noite da queda de Isabella

Outra vizinha do Alexandre Nardoni, 29, e Anna Carolina Trotta Peixoto Jatobá, 24, ligou para a polícia nesta segunda-feira e disse que viu o casal e as três crianças subindo juntos pelo elevador, contrariando o depoimento do casal...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Trânsito lento no sentido Rebouças da Avenida Borges de Medeiros

RIO - Os motoristas que seguem pela Avenida Borges de Medeiros, na Lagoa, encontram o trânsito lento no sentido Túnel Rebouças...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social faz primeira reunião do ano

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa na manhã desta terça-feira da primeira reunião plenária de 2008 do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), no Palácio do Planalto...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Trânsito intenso no sentido Lagoa da Rua Humaitá

RIO - Os motoristas que seguem pela Rua Humaitá encontram o trânsito intenso no sentido Lagoa, na altura da Rua Macedo Sobrinho...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Após madrugada fria, máxima chega a 26 graus em SP nesta terça

SÃO PAULO - Uma massa de ar polar sobre o estado de São Paulo fez com que a temperatura caísse bastante na cidade de São Paulo entre a noite desta segunda-feira e esta madrugada...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Motorista enfrenta tráfego lento na zona norte do Rio

Os motoristas que trafegam pelas ruas e avenidas da cidade do Rio na manhã desta terça-feira enfrentam lentidão em diversos pontos, principalmente na zona norte da cidade, segundo a prefeitura. Entre os pontos estão o viaduto viaduto Castro Alves no sentido avenida Amaro Cavalcânti, sentido centro da Radial Oeste, avenida Maracanã, na altura do estádio de mesmo nome e a avenida Brasil, na altura da rua Prefeito Olímpio de Melo. No centro o tráfego é complicado na chegada à Candelária pela avenida Primeiro de Março, avenida Rio Branco na altura da avenida Presidente Vargas e descida da Linha Vermelha, na altura da Leopoldina, no sentido Bicalho. Leia mais (01/04/2008 - 07h50)


Com salários atrasados, servidores de fundação ligada à UnB entram em greve

Quatro meses de salários atrasados levaram 200 funcionários da Funsaúde (fundação ligada à Universidade de Brasília) a deflagrar greve por tempo indeterminado na última sexta-feira. Todos atuam no atendimento à etnia xavante, na região leste de Mato Grosso, por meio de convênio entre a universidade e a Funasa (Fundação Nacional de Saúde). A Funsaúde está envolvida em uma série de denúncias de mau uso do dinheiro. Em novembro do ano passado, a entidade pagou passagens aéreas para que Letícia Mulholland, mulher do reitor da UnB, Timothy Mulholland, o acompanhasse em um evento no Piauí. No mesmo mês, a fundação também pagou passagens para viagens particulares feitas pela irmã e a mãe do diretor da Editora da UnB, Alexandre Lima. À Folha a assessoria de imprensa da editora disse que o pagamento das passagens havia sido um "equívoco". Leia mais (01/04/2008 - 07h51)


Chuva volta a atingir Norte e Nordeste do país nesta terça-feira

As regiões Norte e Nordeste do país devem voltar a registrar chuva nesta terça-feira, segundo previsão do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Segundo o Cptec, a situação é reflexo da presença de ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) nessas áreas, que propicia a presença de nebulosidade e pancadas de chuva, especialmente no centro-norte da região Nordeste, norte e nordeste do Pará, em parte do Amapá e no norte do Amazonas. Uma área compreendida entre o leste do Espírito Santo, sul da Bahia e o norte do Rio deverá ter nebulosidade. Os Estados da região Sudeste devem ter sol com poucas nuvens nesta terça-feira. Leia mais (01/04/2008 - 08h03)


Antunes só não faz obra-prima por falta de um elenco à altura

Velório na casa dos Drummond. Enquanto um piano triste inunda a casa, crianças brincam na penumbra. A primeira imagem da montagem de Antunes Filho para a mais maldita peça do maldito Nelson Rodrigues faz pressentir que estaremos diante de uma obra-prima.

24.mar.2008/Fernando Donasci/Folha Imagem
Ensaio de "Senhora dos Afogados" de Nelson Rodrigues, dirigido por Antunes Filho
Atores ensaiam "Senhora dos Afogados" de Nelson Rodrigues, com direção de Antunes
Não é, infelizmente, e não por culpa do diretor. Depois de anos destilando técnicas para a tragédia grega, e uma montagem para pôr tudo de lado e reencontrar a brasilidade ("A Pedra do Reino"), com "Senhora dos Afogados" Antunes faz a síntese entre a carnavalização e o arquétipo. Leia mais (01/04/2008 - 08h05)


França estipula condições para enviar mais tropas ao Afeganistão

O primeiro-ministro francês, François Fillon, informou nesta terça-feira as três "condições" fixadas pelo presidente Nicolas Sarkozy a seus aliados da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para o polêmico envio de tropas adicionais francesas ao Afeganistão. Trata-se do compromisso "simultâneo" de outros países aliados de aumentar suas forças no Afeganistão, do estabelecimento de um calendário para que o Exército afegão assuma progressivamente o controle do país, e do aumento da ajuda internacional ao desenvolvimento, indicou Fillon na emissora France Inter. O chefe do governo conservador francês defendeu especialmente que o Exército afegão assuma a partir de meados de 2009 a região de Cabul, onde está desdobrada a maior parte dos 1.600 soldados franceses da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf). Leia mais (01/04/2008 - 08h10)


Funcionários dos Correios de 18 Estados e DF entram em greve

Funcionários da ECT (Empresa de Correios e Telégrafos) de 18 Estados e do Distrito Federal entraram em greve nesta terça-feira por tempo indeterminado. Os servidores reivindicam um adicional de periculosidade equivalente a 30% do salário por mês, aumento no percentual da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e a implementação de um plano de carreira. Segundo José Gonçalves, um dos representantes da Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares) no comando de greve, entre 80% e 90% dos carteiros --grupo em que está a maior parte dos grevistas-- estão de braços cruzados. Procurada pela Folha Online, a assessoria dos Correios ainda não se pronunciou. Gonçalves informou que já aderiram à paralisação Alagoas, Amazônia, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Pará, Amapá, Paraíba, Acre, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Cataria e São Paulo (incluindo o interior do Estado, Campinas e Vale, que têm sindicatos separados). Leia mais (01/04/2008 - 08h25)


MTV lança campanha pela indignação

A MTV lançou ontem em sua programação a "MTV Pública", sua mais nova campanha de "conscientização social". O foco da campanha, que também funciona como peça de marketing da emissora, serão eleições e sustentabilidade, informa a coluna Outro Canal, de Daniel Castro, na Folha desta terça-feira (1º). O conteúdo completo da coluna é exclusivo para assinantes UOL e Folha. Segundo a coluna, o objetivo da campanha é "Chinchar" o jovem para que ele fique indignado, nas palavras de Zico Goes, diretor de programação do canal. Segundo Goes, a "MTV Pública" é uma evolução de campanhas como a tradicional anti-Aids e a "Ovos e Tomates", de 2006, por ética na política. Leia mais (01/04/2008 - 08h25)


segunda-feira, 31 de março de 2008

PCC quer se infiltrar na política e financiar campanhas

ÚLTIMO SEGUNDO

A cúpula do crime organizado quer ter representação política. Depois de entrar no tráfico internacional de drogas, o Primeiro Comando da Capital (PCC) quer se aproximar dos partidos políticos e financiar campanhas eleitorais. Leia mais.


Acidente causa 12,5 km de lentidão na Marginal Tietê

ÚLTIMO SEGUNDO

Um acidente entre um caminhão, um carro e uma moto deixou duas pessoas feridas, no início da manhã desta segunda-feira, na Marginal Tietê, próximo a Ponte Cruzeiro do Sul, sentido Castello Branco. Leia mais.


Lula: transposição do São Francisco 'muda a cara' do NE

ÚLTIMO SEGUNDO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em seu programa semanal de rádio, Café com o Presidente, fez uma análise de suas viagens da última semana por Estados do Nordeste, região que vai receber R$ 80,4 bilhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Sem falar em momento algum sobre a crise dos cartões corporativos e a Casa Civil, o presidente salientou que o canal do São Francisco, que se constrói para levar água para o Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, "é um investimento que também vai mudar a cara do Nordeste", à medida que vai levar água para 12 milhões de pessoas. Leia mais.


Carvalho: dado de cartões pode complicar mais ministros

ÚLTIMO SEGUNDO

O Palácio do Planalto começa a enviar os primeiros papéis pedidos pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Cartões Corporativos. Gilberto Carvalho, chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ressalta que o envio de documentos de ministros atuais ou do governo passado é uma determinação da CPI, avisando que não se trata de "conspiração". Leia mais.


Agenda Geral: Relatório de Política Fiscal é divulgado

ÚLTIMO SEGUNDO

O Banco Central apresenta, às 10h30, o Relatório de Política Fiscal, com o resultado do superávit primário e o total de gastos com juros no mês de fevereiro. Confira outros destaques do dia: BC/Focus - O Banco Central divulga, a partir das 8h30, o Relatório Focus, que traz as projeções dos analistas do mercado para os principais indicadores macroeconômicos. Leia mais.


Carreta tomba e interdita trecho da Régis, em SP

ÚLTIMO SEGUNDO

Um acidente envolvendo uma carreta, hoje pela manhã, levou à interdição total da pista sentido São Paulo da Rodovia Régis Bittencourt, na região de São Lourenço da Serra (SP). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a carreta tombou na pista por volta das 7 horas e, como conseqüência, formou-se um congestionamento de mais de três quilômetros. Leia mais.


Acidente causa lentidão de 13 km na Marginal do Tietê

ÚLTIMO SEGUNDO

Um acidente na Marginal do Tietê, em São Paulo (SP), deixou duas pessoas feridas e provocou um congestionamento de 13 quilômetros, pouco depois das 8 horas de hoje, na pista sentido Castelo Branco, na altura da Ponte Cruzeiro do Sul. O acidente, que envolveu um caminhão, um carro e uma moto, levou à interdição da faixa da direita da pista por quase duas horas. Leia mais.


Jovem morre em incêndio em Caxias

RIO - Uma pessoa morreu na madrugada desta segunda-feira num incêndio numa casa na Rua Bahia, no bairro Vila Maria Helena, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Aeroportos operam normalmente na manhã desta segunda

RIO - Os aeroportos Santos Dumont e Internacional Tom Jobim operam normalmente para pousos e decolagens...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Corpo é encontrado em Jacarepaguá

RIO - Policiais do 18º BPM (Jacarepaguá) seguem, neste momento, para o Condomínio Vilage das Pedras, na Estrada do Itanhagá...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Acidentes causam congestionamento de 12,4 km na Marginal Tietê

SÃO PAULO - A Marginal Tietê, sentido Castello Branco, tem 12,4 quilômetros de paradas, da Ayrton Senna até a Ponte da Casa Verde...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


PRF encerra curso com simulação de crise com reféns

RIO - A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerra nesta sexta-feira o Curso de Gerenciamento de Crises...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Lula diz que momento econômico melhora qualidade de vida do brasileiro

BRASÍLIA - O crescimento econômico, aliado à geração de empregos e à distribuição de renda, é responsável por elevar o padrão de qualidade de vida dos brasileiros, afirmou nesta segunda-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao comentar o resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) divulgada na semana passada...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


Menina que caiu de 6º andar tinha bom relacionamento com o pai, dizem parentes da mãe

SÃO PAULO - A família da mãe de Isabella de Oliveira Nardoni, de 5 anos, que morreu sábado depois de cair do 6º andar de um prédio da Vila Mazzei, na zona norte, não considera provável o envolvimento do pai da menina...

Leia mais

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa


UFVJM abre inscrições para o 2º vestibular 2008

G1 - Vestibular e Educação

Candidatos podem se inscrever pelos Correios ou pela internet. Taxas de inscrição custam R$ 105 e R$ 100, respectivamente. Leia mais.


Globo muda votação de "BBB", diz Outro Canal

A Globo deve adotar novo critério para votações nos paredões do reality show "Big Brother Brasil", informa nesta segunda-feira a coluna "Outro Canal", assinada por Daniel Castro na Folha de S.Paulo --cujo conteúdo na íntegra está disponível para assinantes do jornal. A emissora tende a abandonar o sistema atual, em que votos por telefone fixo, SMS e internet têm pesos diferentes, e passar a considerar cada voto um voto, independentemente do meio utilizado, segundo o colunista. A mudança é estimulada pela polêmica gerada na final da oitava versão do programa, na qual o campeão, Rafinha, superou a vice, Gyselle, por apenas 0,3 ponto percentual. O resultado gerou protestos de deputados do Piauí, Estado de Gyselle. Leia mais (31/03/2008 - 08h40)


Cidades se apagam contra crise do clima

Da Ópera de Sydney à ponte Golden Gate, em San Francisco, ícones permanentemente iluminados da civilização se apagaram na noite de sábado para marcar a Hora da Terra, uma campanha mundial para mostrar preocupação com o aquecimento global e o desperdício de energia. O movimento, organizado pelo grupo ambientalista WWF, pediu a cidadãos do mundo inteiro que apagassem suas luzes às 20h do dia 29 de março por uma hora. A expectativa era que cem milhões de pessoas em 380 cidades e 3.500 empresas tenham aderido ao blecaute voluntário. O uso de energia elétrica é a principal causa do aquecimento global, já que a produção de energia na maior parte do mundo requer combustíveis fósseis, como o carvão mineral. Em sua queima, eles emitem CO§2§, o principal gás de efeito estufa. Leia mais (31/03/2008 - 08h44)


Discussão sobre suposto dossiê deve acirrar ânimos entre governo e oposição

G1 - Política

Governo discute estratégias no Congresso. Leia mais.


Quiz G1: Você é um chato da internet?

G1 - Tecnologia

Perguntas avaliam se você tem um comportamento inadequado na web. Confira se você é um chato virtual e, em caso positivo, qual seu grau de chatice. Leia mais.


Nota Fiscal Eletrônica será obrigatória para 5 mil empresas em abril

G1 - Economia e Negócios

'O governo passa a ter um controle muito maior das operações', afirma especialista. Leia mais.


Saiba como despistar os chatos da web

G1 - Tecnologia

G1 elaborou um guia com dicas para evitar internautas inconvenientes. Quanto mais o usuário se expõe na web, maiores as chances de ele ser importunado. Leia mais.


Preços de medicamentos sobem a partir desta segunda

G1 - Economia e Negócios

Aumento médio no preço dos remédios será de 3,18%. Homeopáticos e os fitoterápicos estão isentos do reajuste . Leia mais.


Força Nacional de Segurança vai para as ruas em Maceió

G1 - Brasil

Reforço na segurança começou no domingo, em Alagoas. Em janeiro, foram registrados 140 assassinatos na capital do estado. Leia mais.


Cresce pressão de alckmistas sobre Serra

O resultado da última pesquisa Datafolha sobre intenção de voto para prefeito de São Paulo fez crescer a pressão dos alckmistas sobre o governador José Serra e a cúpula do PSDB para a oficialização da candidatura de Geraldo Alckmin. Os alckmistas defendem que o anúncio seja feito em 15 dias. Também cobram participação de Serra na costura de alianças. Cobiçado por Alckmin, o PTB ameaça lançar candidato. Segundo a pesquisa --realizada nos dias 25 e 26--, a ministra Marta Suplicy subiu quatro pontos e, com 29% das intenções, divide com Alckmin (28%) a liderança da disputa. Nesse cenário, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) tem 13%. Leia mais (31/03/2008 - 08h29)


Corinthians celebra chance de classificação e identificação com torcida

Apesar de não depender de suas próprias forças para avançar às semifinais do Campeonato Paulista, o Corinthians comemora apenas o fato de chegar à última rodada com a possibilidade de classificação. Os jogadores e o técnico Mano Menezes entendem que a equipe já convenceu seus torcedores que é competitiva e já existe uma relação de confiança. "Provamos até aqui que temos uma equipe com força e brio, um time aguerrido, e acho que o torcedor já está um pouco satisfeito com o que está vendo. Demonstramos durante o campeonato que temos condições de estar entre os quatro primeiros. Seria desagradável e decepcionante chegar à última rodada sem chances. Espero domingo conquistar a vaga", disse o zagueiro William. Leia mais (31/03/2008 - 08h34)


Polícia nepalesa prende mais de cem tibetanos diante da Embaixada da China

A polícia do Nepal prendeu nesta segunda-feira (31) mais de cem tibetanos que protestavam diante da Embaixada da China em Katmandu, como acontece todos os dias desde o início da crise no Tibete. Duzentos policiais se posicionaram ao redor do edifício e impediram a aproximação dos manifestantes. No entanto, alguns se sentaram diante dos muros que cercam o local e foram levados para delegacias próximas. "Não sabemos exatamente quantos temos, mas devem ser mais de cem", afirmou um policial. Um dos tibetanos detidos, Sonam Chugi, teve tempo de dizer à France Presse que "o dalai-lama tem o direito de viver no Tibete, um país que deve ser livre e pacífico". O dalai-lama, líder do budismo tibetano, vive exilado na Índia desde 1959. Leia mais (31/03/2008 - 08h37)


Marginal tem 4 interdições em 32 minutos; lentidão soma 12 km

Somente entre as 7h58 e as 8h30 desta segunda-feira, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrou quatro interdições na marginal Tietê, em São Paulo. Com os problemas, a pista expressa acumulava 12,4 km de congestionamento, no sentido Castello Branco; e 6 km no sentido Ayrton Senna. Conforme a CET, os problemas começaram às 5h40, quando ocorreu um acidente entre um carro, uma moto e um caminhão na pista expressa, na altura da ponte Cruzeiro do Sul. Duas pessoas ficaram feridas, e o tráfego só foi liberado às 6h40. Não bastassem os reflexos desse acidente, às 7h58 um caminhão bateu contra o guard-rail na pista expressa, no sentido Ayrton Senna, na altura da ponte Jânio Quadros. Cerca de 20 minutos depois, um acidente envolvendo um carro e uma moto provocou nova interdição na pista expressa, sentido Ayrton Senna, na altura da ponte da Vila Guilherme. Às 8h25, um caminhão quebrou e interditou mais uma faixa no sentido Ayrton Senna, na altura da ponte Júlio de Mesquita Neto, onde a pista é única. Leia mais (31/03/2008 - 08h41)


Justiça condena 14 por morte de agricultor em PE

Um dos maiores julgamentos da história de Pernambuco terminou na noite de anteontem, após cinco dias de trabalhos. As penas somadas chegam a 252 anos de prisão. Dos 15 réus, 14 --entre eles, cinco PMs-- foram condenados a 18 anos de prisão, cada um, pela morte de um agricultor e pela tentativa de homicídio a outros 13 trabalhadores rurais, em novembro de 98, após o confronto numa greve de canavieiros em Goiana (80 km de Recife). Leia mais (31/03/2008 - 08h47)